jul
10
Postado em 10-07-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 10-07-2009 14:13

Mario Lima: No parlamento e no Sindipetro/A TARDE-on line
mario
==================================================
Vítima de um AVC-Acidente Vascular Cerebral (derrame), faleceu aos primeiros minutos da tarde desta sexta-feira (10), no Hospital Aliança, em Salvador, Mário Lima, ex-deputado federal constituinte e ex-presidente do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (SINDIPETRO) .

 O  ex-parlamentar do Partido Socialista brasileiro(PSB)estava internado na UTI do hospital, em estado considerado de morte cerebral, pelos médicos, desde a tarde de quinta-feira.  Segundo familiares, Mario Lima foi vítima de um AVC do tipo hemorrágico.

 Mário, nascido na cidade de Glória, no Vale do São Francisco, morre aos 74 anos.  Nos anos 60,  foi o principal e mais combativo líder petroleiro da Bahia e um dos mais importantes líderes sindicais do País, na fase que antecedeu o fortalecimento do movimento sindical dos metalúrgicos do ABC, em São Paulo, do qual surgiria Lula, atual presidente da República.

O ex-dirigente do Sindipetro conviveu proximamente com ex-presidentes, como Juscelino Kubitschek, mas principalmente com João Goulart. “Não precisava marcar audiência para ser recebido por Jango, em Brasilia, e discutir com o presidente trabalista (PTB), diretamente, os problemas e reivindicações dos trabalhadores do petróleo”, costumava dizer o ex-deputado.

Com a queda de Jango, no golpe militar, em 1964, o dirigente sindical foi perseguido, afastado do Sindipetro e preso, primeiro em quarteis do Exército, em Salvador, depois transferido para a Ilha de Fernando de Noronha, onde ficou ao lado dos ex-governadores de Pernambuco, Miguel Arraes, e Seixas Dória, de Sergipe, entre outros presos e perseguidos político da época.

No Congresso constituinte, já no MDB, teve atuação também destacada e conviveu proximamente com lideres do porte de Ulisses Guimarães e Tancredo Neves, dos quais o ex-parlamentar baiano sempre recebeu tarefas importantes e palavras de elogio.

O sepultamento de Mario Lima será neste sábado (11), às 15 hs, no Cemitério Jardim da Saudade.

(Postado por Vitor Hugo Soares).

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 10 julho, 2009 at 14:54 #

Minha solidariedade para com a familia, daqual somos parte. Mario, primo querido, lutador incansavel e que sabia viver com alegria.
Minha ultima memoria dele foi de uma das minhas inumeras viajens a Bahia em que sofri um acidente serio e tive que ser hospitalizada. Quando ele ficou sabendo veio me visitar e me disse: “ja sei o que vai fazer voce ficar boa, vou lhe levar pra Santamaro pra ver Caetano”, e o fez!
Descance em paz meu querido Mario!


Mariana Soares on 10 julho, 2009 at 14:59 #

Mario querido, aqui presto minha última homenagem a você, homem de fibra e, ao mesmo tempo, tão doce e gentil, de uma alegria ímpar, a quem devo muito por ter sido o meu primeiro amparo quando cheguei à Brasilia, ainda muito jovem e recem saída da casa dos meus pais, para começar a minha carreira na advocacia pública em Brasília. Muito obrigada pela força e pelo carinho! Que Deus lhe receba com toda honra que você merece! Tenho certeza que o ceu estará em festa pela sua chegada!


olivia on 10 julho, 2009 at 16:10 #

O “Senadinho” do Shopping Barra está de luto e muito triste com a partida de Mario Lima. Sua vida não foi em vão, valeu sua luta e sua coragem. Sempre esteve ao lado dos despossuidos. Vá em paz !


Ana Paula on 10 julho, 2009 at 21:35 #

Mário, amigo de minha mãe e quem nós todos de Glória admirava.Homem humano, fragil e acima de tudo um lider.Seu que sua passagem é determinada por Deus e que vc estava preparado para isso.A nossa cidade está de luto por ter perdido um dos seus filhos ilustre.


Ana Paula Farias on 10 julho, 2009 at 21:51 #

Mário, vc deixa um grande vazio nos nossos corações.A nossa cidade estád e luto e seus amigos trsites, o nosso filho ilustre parte para perto de Deus por todas as suas bondades.


VILMA MELO on 11 julho, 2009 at 10:26 #

À CIDADE DE CANDEIAS,lamenta pela perca de um grande homem politico,lider e acima de tudo amigo…eu e minha família, amiga dele de muitos anos estamos solidaria com OS FAMILIARES de MARIO LIMA,vai em PAZ AMIGO.


Cristina Bighetti on 12 julho, 2009 at 23:18 #

Nosso carinho e nosso abraço aos filhos e netos do nosso querido mario Lima, o primo Mário , o filho preto de Dona Yayá Soares, como costumava brincar com relação a sua madrinha e minha avó.Descanse em paz e espalhe sua alegria e dignidade prá onde for. Vó Yayá, com quase 101 anos, não vai saber da sua partida repentina.Não aguentaria.Vc ficará prá sempre no meu coração e de toda nossa família.
Cristina Bighetti – cbighetti@hotmail.com


Ana Claudia on 14 julho, 2009 at 16:53 #

Mario vc realmente vai deixar saudades , me lembro quando eu estava no Brasil de Ferias , fomos almoçar com Paloma sua querida neta , realmente vc faz falta , um homem muito querido e amado por todos uma pessoa maravilhosa e simples digo por que conhecia ele. Obrigada Mario por tudo por ajudar minha filha esses anos todos .


Adriana on 18 julho, 2009 at 17:04 #

MINHA FAMÍLIA ESTÁ EM LUTO BEM COMO A NETA QUE SEMPRE LEVAVA PARA PASSEIAR. UMA SEMANA ANTES INCLUSIVE LEVOU PAlOMA PARA TOMAR SOVERTE NA RIBEIRA E DEIXOU EM CASA. FIQUEI MUITO ENTRISTECIDA, MAS PERMANECERÁ EM NOSSOS CORAÇÕES! EU HAVIA SAIDO COM POPO NA TERÇA-FEIRA O DIA EM QUE ELA LIGOU PARA O VÔ E NO MEIO DO CAMINHO SENTI ALGO NO CORAÇÃO E FIQUEI PARA MIM. AO CHEGAR EM CASA EU NÃO IRIA DIZER , MAS ACABEI DIZENDO PARA MINHA MÃE QUE ESTAVA SENTINDO ALGO NO CORAÇÃO COMO SE IRIA ACONTECER ALGO E ALGUMA NOTÍCIA IRIA CHEGAR PARA NÓS. INFELIZMENTE ISSO ACONTECEU


ANA PAULA DECASTRO RIOS on 19 julho, 2009 at 10:24 #

TIO MARIO LIMA ASSIM EU O CHAMAVA DESDE CRIANÇA TINHA UM CARINHO MUITO GRANDE COM MINHA IRMÃ E COMIGO POIS TRATAVA-SE DE UM DOS MELHORES AMIGOS DE MINHA MÃE DJANICE CARIBÉ DE CASTRO NO QUAL TRABALHOU COM ELE NO SINDIPETRO E TORNARAM-SE GRANDES AMIGOS DEIXANDO PLANTADO NOS NOSSOS CORAÇÕES UMA GRANDE SAUDADES MAIS TEMOS CERTEZA QUE COM SUA IMENSA BONDADE ELE NESSE MOMENTO ESTÁ EM GRANDE LUZ DE PAZ.GOSTARIA DE DEIXAR AOS FAMILIARES NOSSO GRANDE CARINHO E MUITA PAZ NO CORAÇÃO .NÓS BRUNA,ANA PAULA E PRINCIPALMENTE DJANICE SUA GRANDE AMIGA SENTIREMOS MUITO SUA FALTA.


Marcílio Novaes Maxxon on 23 setembro, 2011 at 19:42 #

Mário Lima, foi para mim um grande e querido irmão. Foi junto com o meu Pai (ex-Deputado Manoel Novaes) um lutador pelos destinos do nosso velho Chico. Foi o meu amigo certo das horas incertas da vida. Me aconselhando, me ensinando, me fazendo aprender a conhecer os valores do nosso País e da nossa PETROBRAS. Para mim fica lembrança de um grande irmão, de muitos não só meu, e sobretudo daqueles que aprendem a amar e conhecer a alma do nosso BRASIL.

Até breve Mário.

Marcílio Novaes Maxxon
Presidente da CONPETRO
http://www.conpetro.com.br


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos