jul
10
Postado em 10-07-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 10-07-2009 22:48

Enfim o aperto de mãos/Reuters
OBAMA-POPE

Antes de seguir para Ghana, na Africa, onde já desenbarcou , o presidente norte-americano Barack Obama reuniu-se hoje pela primeira vez desde que foi eleito com o Papa Bento XVI. Acompanhado ds primeira dama, Michelle Obama, e suas duas filha, Sasha e Malia, o presidente Obama desejou uma “ligação forte” entre o Vaticano e os Estados Unidos.

“Eu sei que o senhor está acostumado a ser fotografado. Eu também”, disse Obama em tirada de humor para tentar quebrar o gelo nas relações entre Vaticano e Estados Unidos, desde a posse do novo presidente, francamente favorável às pesquisas científicas com células trono, condenadas pela Igreja Católica. “É uma grande honra. Muito obrigado”, declarou Barack Obama a Bento XVI, no início do encontro, dando um aperto de mão caloroso ao Papa, que estava igualmente sorridente.

O Presidente norte-americano visitou o Vaticano depois de ter estado em L’Aquila para o encontro do G8 e adiantou ao Papa que a reunião entre os oito países mais industrializados foi “produtiva”. Depois, os dois estiveram durante 40 minutos numa sessão fotográfica, realizada na biblioteca do Vaticano.

Durante o encontro, Bento XVI disse que iria “rezar por” Obama, que agradeceu, respondendo que procurava uma “ligação forte” entre os dois estados. Depois da troca de presentes, a mulher do Presidente, Michelle Obama, e as suas duas filhas, Malia e Sasha, de dez e oito anos, mais oito pessoas do grupo que os acompanhou a Itália foram apresentados ao chefe da Igreja católica.

Este encontro era esperado com impaciência pelo Presidente norte-americano que é cristão protestante, e que até agora só falara com o Papa por telefone, pouco depois da sua eleição a 4 de Novembro, adiantou um dos seus conselheiros. Obama despediu-se do Vaticano e seguiu para Gana, onde inicia a primeira viagem como presidente norte-americano a África

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações do jornal Público, de Lisboa, e agência Reuters)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos