jul
06
Postado em 06-07-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 06-07-2009 14:39

Daniel Dantas: o pavio da bomba
daniel

Bomba! Bomba!, diria o colunista Ibrahim Sued, se vivo estivesse.
================================================

Assinada pelo repórter Bob Fernandes como parte da explosiva série jornalística “Os intestinos do Brasil” (Tomo II), a revista virtual Terra Magazine acaba de postar texto de seu editor-chefe com a notícia em primeira mão sobre o explosivo conteúdo da denúncia com 80 páginas, encaminhada na sexta-feira, 3, à 6ª Vara Criminal Federal. O conteúdo da denuncia, nascida da emblemártica Operação Satiagraha, executada há um ano pela Polícia Federal sob a coordenação do delegado Protógenes Queiroz, vai fundo nas atividades criminosas do Grupo Oportunity (dirigido pelo banqueiro baiano Baniel Dantas).

Quem fez e assina a denúncia -escreve Bob- é o Procurador da República Rodrigo de Grandis. Por um conjunto de 7 fatos criminosos (variando quem está incurso nestes ou naqueles crimes) o Procurador denuncia 13 pessoas. Entre os denunciados, os dirigentes do Opportunity (o banco ou algum dos múltiplos braços do Grupo) Daniel Dantas, sua irmã, Verônica Dantas e Dório Ferman, assim como Itamar Benigno Filho (ex- Brasil Telecom), Roberto Amaral (ex-Andrade Gutierrez), Maria Amália de Melo Coutrim, do jurídico do Opportunity e Humberto Braz, ex-diretor da Brasil Telecom à época controlada pelo Opportunity. Entre várias imputações Braz foi acusado há um ano, e condenado peli juiz de Sanctis, como pivô no caso da tentativa de corrupção do delegado da PF Vitor Hugo Rodrigues Alves Ferreira durante a Satiagraha.

MENSALÃO – Em seu arrazoado, Rodrigo de Grandis, de acordo com o texto da matéria principal publicada por TM, apresenta situações novas e até aqui desconhecidas em relação ao jogo pesado de Dantas e seus agregados, entre eles colunistas tidos como peso-pesados do jornalismo brasileiro. O documento de de Grandis revela, por exemplo, que Daniel Dantas e seu grupo alimentaram o chamado “mensalão” através de pelo menos 6 contratos de publicidade da Brasil Telecom com as agências DNA Propaganda e SMP-B de Marcos Valério; este, aquele publicitário mineiro celebrizado durante o chamado “caso Mensalão”. Sem vinculação com licitação formal alguma, Marcos Valério recebeu pelo menos 3 milhões trezentos e setenta e seis mil reais, descreve o Ministério Público Federal.

Especificamente, informa Bob Fernandes no texto publicado no Terra Magazine, Daniel Dantas é denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e formação de quadrilha e organização criminosa.

Segundo o texto do Procurador encaminhado à Justiça Federal, Daniel, a irmã, Verônica, e o presidente do Banco Opportunity ( o Banco apenas uma peça, importante, na engrenagem do Grupo) constituíram “um verdadeiro grupo criminoso empresarial, cuja característica mais marcante fora transpor métodos empresariais para a perpetração de crimes, notadamente delitos contra o sistema financeiro, de corrupção ativa e de lavagem de recursos ilícitos”.

Além da denúncia enviada à 6ª Vara Federal, Rodrigo De Grandis mandou também observações à parte. Nelas, reforça que o texto agora encaminhado não encerra as investigações da Satiagraha e, pelo contrário, o Procurador solicita a abertura de outros três novos inquéritos.

Jornalismo de primeira do Terra Magazine, do jornalista de primeira, Bob Fernandes.

Confira

(Postado por:Vitor Hugo Soares)

===========================================================
LEIA O CONTEÚDO INTEGRAL DA SÉRIE “OS INTESTINOS DO BRASIL (TOMO II)” , NA REVISTA VIRTUAL TERRA MAGAZINE ( http://terramagazine.terra.com.br)

Be Sociable, Share!

Comentários

olivia on 6 julho, 2009 at 14:44 #

Bob Fernandes :Outro baiano show de bola, jornalista de primeira como assinalou o Bahiaempauta.


Mônica Bichara on 6 julho, 2009 at 19:04 #

Com certeza, Olívia! Bob Fernandes é um orgulho pra todos nós, jornalistas baianos. E Vitor Hugo Soares também. Que bom encontrar os dois juntos fazendo o bom jornalismo.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos