jun
25
Postado em 25-06-2009
Arquivado em (Artigos, Multimídia) por vitor em 25-06-2009 09:11

Uauá no São João

==================================================
CRÔNICA DE ANIVERÁRIO

DEPOIS DA FOGUEIRA

Regina Soares

Eu nasci debaixo de foguetes e rojões, fogueiras e balões no coração do nordeste baiano. Meu pai sempre me contava estórias fantásticas da espera longa e angustiante naquela noite de São João quando eu era esperada e nada de dar as caras. Pode ser que estivesse assustada com o barulho ou só pra dar o que falar, esperei até o dia 25 de junho pra inaugurar no palco da vida. Ai a festa começou e os foguetes estouraram em Macururé e vizinhança.

Assim, fazendo estardalhaços, eu percorri essas cidades do interior baiano, indo de um lugar a outro a depender de onde nos mandava a profissão do nosso pai, empregado público a cargo da arrecadação dos impostos para o Estado da Bahia.

Em Salvador passei a maior parte de minha vida, os anos dourados da juventude onde enterrei minhas raízes e de onde nunca deveria ter saído. Mas, se não tivesse saído, também não teria conhecido San Francisco na California, e isso é outra historia…

Bem, gente, só estou tomando esse espaço de maneira tão egoísta, por que estou com saudade daquelas festas juninas da minha juventude. Viajava horas, em qualquer meio de transporte disponível, para ir passar o São João em UAUÁ, a terra dos pirilampos, lugar onde os festejos ganhavam uma dimensão irreal para mim, pois lá meu coração bateu mais forte pela primeira vez, na batida da zabumba e do primeiro amor.

Andei garimpando o generoso YouTube e encontrei, para minha surpresa, muitos vídeos sobre a região e sua festa maior, que ainda continua viva e crescendo a cada ano. Também encontrei esse vídeo a seguir que fala de uma profecia antiga que parece próxima de se realizar, vejam só:

Enquanto houver vida, essas memórias continuarão comigo, não importa a distância que me separa desse pedaço de chão que me viu nascer.

Regina Soares, advogada, mora em Belmont, na área da baia de San Francisco, na Califórnia (EUA)

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 25 junho, 2009 at 10:06 #

Obrigada pelo espaco e sempre torcendo pelo bahiaempauta!!!
O video a que eu me refiro no texto, e que nao aparece, eh sobre a profecia antiga, que parece que esta cada vez mais proxima de se realisar, “O sertao vai virar mar e o mar vai virar sertao”
http://www.youtube.com/watch?v=WYCwdOiTK_0&feature=relatedouver
Nao tem muito que ver com o Sao Joao (ou sera que tem?) mais achei muito interessante. Tenham um feliz dia!!!!!!!!


Regina on 25 junho, 2009 at 10:10 #

Obrigada pelo espaco e sempre torcendo pelo bahiaempauta!!!
O video a que eu me refiro no texto, e que nao aparece, eh sobre a profecia antiga, a qual parece que esta cada vez mais proxima de se realisar: “O sertao vai virar mar e o mar vai virar sertao”
http://www.youtube.com/watch?v=WYCwdOiTK_0&feature=relatedouver
Nao tem muito a ver com o Sao Joao (ou sera que tem?) mais achei muito interessante. Tenham um feliz dia!!!!!!!!


Mariana Soares on 25 junho, 2009 at 11:35 #

Parabéns, Regina, por mais este ano bem vivido da sua vida e sucesso em tudo que desejares e empreenderes neste novo ano que se inicia para você nesta data! A sua história de vida é muito bonita, não importa se deveria ou não ter saído da Bahia (eu também guardo esta dúvida comigo em relação a você, é claro, pois, quanto a mim, tenho certeza que foi maravilhoso em todos os sentidos). Você venceu onde todas as condições eram para você adversas: país longínquo, altamente discriminatório com os estrangeiros, língua desconhecida, distancia da familia e dos amigos, início de um casamento, enfim, nitroglicerina pura foi o que você enfrentou para chegar até aqui..Mas, você não se abateu e foi a luta e venceu, sem, no entanto, ter que abrir mão dos seus princípios, da sua enorme sensibilidade, do amor a sua terra e raízes, enfim, pela sua coragem e dignidade e por isso tem todos os motivos para celebrar esta data e a sua vida! Parabéns e muitos e muitos mais anos de uma bela vida pela frente! Te amo muito! feliz Aniversário!


Laura Tonhá on 25 junho, 2009 at 15:20 #

Parabéns Regina pelo aniversário e pelos belos textos que tem trazido como colaboradora deste blog… quanto a SSA e Uaua quem sabe não voltas? Bjs!!


olivia on 25 junho, 2009 at 18:39 #

Belo texto companheira. Aliás, você tem “jogado duro” nesse Bahiaempauta, com bons artigos e comentários inteligentes. Feliz aniversário, parabéns pra você, nesta data tão querida de todos nós. Que Deus e o glorioso São João continuem lhe iluminando. Muita paz e saúde.


Emerson on 9 julho, 2009 at 13:11 #

Boa tarde Regina. Sou um Uauaense roxo… rsrs que mora em Salvador. Fiquei muito feliz com seu comentário. Torço para quando vier visitar o Brasil, que você possa brincar nas alvoradas juninas da nossa querida Uauá. Muita luz pra você.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos