jun
23
Postado em 23-06-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 23-06-2009 13:56

Antonio Monteiro: um dos baianos desaparecidos
monteiro1

===============================================
Deu no jornal:

Em matéria assinada pela repórter Luana Rocha, o jornal Correio da Bahia, em sua edição desta terça-feira (23),  informa que o Ministério da Defesa vai iniciar, em 120 dias, um grupo de trabalho para identificar corpos de militantes mortos na Guerrilha do Araguaia, sufocada pelas forças armadas em várias operações na região amazônica, durante a ditadura militar.

No total, 60 pessoas estão desaparecidas até hoje, sendo 11 baianos, segundo cálculo do Grupo Totura Nunca Mais, secção baiana. O  Correio da Bahia teve acesso a 10 nomes, dos 11 considerados desaparecidos pelos grupos de defesa dos direitos humanos, segundo o jornal.

Esta decisão agora anunciada ganha novo vulto a partir das revelações do Major Curió, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, de que 41 guerrilheiros foram executados depois de presos e amarrados. Acontece 23 anos depois da sentença da juiza Solange Salgado, da 1ª Vara da Justiça Federal de Brasília, que determinou a localização, o recolhimento e a identificação de corpos de guerrilheiros e militantes mortos no conflito.

Diva Santana, representante na Bahia do grupo Tortura Nunca Mais (cuja irmã Dinaelza Santana Coqueiro e o cunhado Wandick Coqueiro estão entre os desaparecidos), diz ao Correio da Bahia que o problema do grupo, a ser formado pelo Ministério da Defesa está na composição. O ministério, comandado por Nelson Jobim, definiu que a Comissão do Araguaia será formada por representantes do Exército, dos governos do Pará e Distrito Federal e do Instituto Emílio Goeldi. “Os movimento sociais serão convidados apenas como observadores”, reclama Diva.

DESAPARECIDOS BAIANOS NO ARAGUAIA

1-MAURÍCIO GRABOIS

2- DINALVA OLIVEIRA TEIXEIRA

3- ANTONIO MONTEIRO TEIXEIRA

4-NELSON LIMA PIHAUY DOURADO

5-JOSÉ LIMA PIAUHY DOURADO

6-ROSALINDO DE SOUZA

7-DERMEVAL DA SILVA PEREIRA

8-UIRASSÍ ASSIS BATISTA

9-DINAELZA SANTANA COQUEIRO

10-WANDICK REIDNER F. COQUEIRO

(Postado po: Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos