jun
22
Postado em 22-06-2009
Arquivado em (Artigos) por vitor em 22-06-2009 18:18

Samba-reague em Harvard Square/ Fotos Rosane Santana
nachuva

Melinda dança em Cambridge: “você é baiana?”
melinda
==================================================
ROSANE SANTANA

CAMBRIDGE (EUA) – No domingo, enquanto caminhava, sob chuva fina, pelas ruas de Cambridge, elegante cidade americana localizada nos arredores de Boston, que abriga a Universidade de Harvard, para fotografar estudantes chineses para o site/blog Bahia em Pauta, fui surpreendida pelo som da batida marcante do samba-reggae, genuinamente baiano. Pensei comigo mesma: tem brasileiro fazendo festa por aqui. Dei meia volta, atravessei a rua e segui em direção à estação de ônibus e metrô da universidade, notando que muitas pessoas, atraídas pelo som contagiante dos tambores faziam o mesmo, enquanto outras paravam nas calçadas para ouvir.

Deparei, primeiro, com meia duzia de americanos brancos de olhos azuis, tocando e dançando e fiquei intrigada até que, de repente, surgiu a figura inconfundivel de uma mulata rodopiando de pés descalcos sob a chuva. “Voce é baiana?”, perguntei, ignorando a multidão e interrompendo a apresentacao dela. Melinda de Araujo, nascida em Belém do Pará, pegou um Ita no Norte e foi para a Bahia ainda pequena. Mora nos Estados Unidos há 20 anos e junto com Marcus Santos, um baiano da gema, criou a organização AfroBrazil, onde ensina música e dança para americanos.

Peguei o telefone e disquei rapidamente para o Brasil. Do outro lado da linha, a amiga Margarida Cardoso, companheira de longa jornada do editor deste site, Vitor Hugo, a quem disse: “Ouça Margô, os chineses invadiram a Harvard, mas os baianos é que fazem a festa em plena Harvard Square”. Gargalhadas. E segui para uma cerveja, que ninguém e de ferro, depois de duas horas e meia de teste.

Rosane Santana, jornalista baiana, mora em Boston e faz curso em Harvard.

Be Sociable, Share!

Comentários

Laura Tonhá on 23 junho, 2009 at 0:04 #

Rosane querida vc faz muia falta pelas bandas de cá. Que bom que achaste um sambinha baiano para lembrar a terrinha. E eh fato, onde estiverem, são os baianos que fazem a festa. Beijos querida. Pena que fazendo festa nunca irão dominar o mundo, no máximo alegrá-lo.


Regina on 23 junho, 2009 at 13:51 #

Enquanto voces ai procuram seus agasalhos, nos aqui estamos entrando no verao. Eh sol e festa por todos os lados aqui em San Francisco na California. Domingo fui a um festival num parque maravilhoso para assistir Roberta Flack, vejam voces o site http://www.sterngrove.org
Na segunda musica ela entoou alguma notas da “Garota de Ipanema” e fez muitos elogios ao Brasil e sua gente. O brasileiro esta espalhado por esse mundao mostrando uma outra maneira de viver em harmonia com diversas culturas sem procurar dominar ou anular. Somos mais um na panela cultural e mostramos que com alegria, belesa, irmandade, generosidade agente festeja cada dia da vida.


[…] que muitas pessoas, atraídas pelo som contagiante dos tambores faziam o … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos