jun
18
Postado em 18-06-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 18-06-2009 19:11

Imagem de Hortensia, em 2003 (com Allende ao fundo)/ “El Mundo”
hortensia
==================================================
SANTIAGO DO CHILE- Morreu nesta quinta-feira (18) em sua residência, em Santiago do Chile, aos 94 anos de idade e larga trajetória de resistência, Hortensia Bussi, viúva do presidente chileno, Salvador Allende. Ela presidia a Fundação que leva o nome do marido, líder da Unidade Popular, morto dentro do Palácio de La Moneda, por ocasião do golpe militar comandado pelo ditador Augusto Pinochet.

Segundo a agência EFE, a família disse que “Tencha”‘, como a chamavam as pessoas mais próximas, estava acompanhada, nos últimos instantes de vida, por suas filhas Carmen Paz e Isabel Allende, esta última escritora e deputada socialista no Congresso do Chile.

Nascida em 22 de julho de 1914, Hortensia Bussi era professora titular de Historia e Geografía e depois do golpe militar que lhe custou a vida do marido, em 11 de setembro de 1973, se exilou no México. Em 1940 se casou con Salvador Allende, com quem teve três filhas: Carmen Paz, Beatriz, ja falecida, e Isabel.

Durante a ditadura de Augusto Pinochet, a viúva de Salvador Allende se comprometeu de forma decidida com as forças políticas que no exílio lutaram pela recuperação da democracia.

Quando Hortensia comemorou 94 anos, em julho do ano passado, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, lhe enviou uma carta de saudação em que transmitia sua admiração, “por seu exemplo de integridade e de consequência”, uma vez que firmou “seu enorme compromisso, ontem e hoje, com nossa democracia”.

De acordo com pessoas mais próximas a ela, Hortensia Bussi se manteve totalmente lúcida até os últimos momentos de sua vida.

Paz para Hortensia. Que viva Chile!

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações da agência EFE e jornal El Mundo, de Madri).

Be Sociable, Share!

Comentários

Laurita on 19 junho, 2009 at 2:47 #

Uma grande mulher, um exemplo sem dúvida, este blog não poderia deixar de homenagear. Parabéns!!


olivia on 19 junho, 2009 at 13:45 #

Nossas homenagens a esta guerreira. Hortensia Bussi é exemplo a ser seguido por todas as mulheres do planeta. Amém.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos