jun
11
Postado em 11-06-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 11-06-2009 15:35

OMS: alerta epidêmico
oms

A Organização Mundial de Saúde aumentou nesta quinta-feira (11) o nível de alerta da gripe suina ( A H1N1 ) para o nível máximo: 6. Esta decisão significa que foi declarada a pandemia, anunciou hoje o governo sueco em comunicado.

A Organização Mundial da Saúde declarou  o estado de pandemia devido à gripe  suina (A H1N1), tendo elevado o nível de alerta pandémico para o grau mais alto (seis) por existir “um risco aumentado e substancial de transmissão na população”. “A primeira pandemia do século XXI foi assim declarada”, segundo assinala a agência europeia de notícia LUSA, ao divulgar a notícia.

A ministra da Saúde sueca, Maria Larsson deveria anunciar em conferência de imprensa, marcada para as 12h (hora do Brasil), as razões da decisão da OMS para declarar pandemia, adiantou o comunicado prévio.

Segundo a LUSA, nesta fase a estratégia passa pela “minimização do impacto, através da implementação de medidas de adequação da resposta dos serviços prestadores de cuidados de saúde e de medidas de saúde pública, no que respeita à triagem e atendimento dos doentes”, segundo o Plano de Contingência da Gripe da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

Segundo a DGS, que segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta fase deverão ser usados equipamentos de proteção individual, os doentes e os seus contactos deverão ser isolados e deverão ser tomadas medidas relacionadas com a administração adequada de medicamentos antivirais e da vacina.

As seis fases, estabelecidas em 2005 a propósito da gripe aviaria e atualizada em 2009, são definidas segundo critérios claros que implicam a resposta dos países face ao risco pandémico. A passagem de um estado a outro é decidida por uma “Comissão de emergência do regulamento sanitário internacional”, uma instância composta por uma quinzena de especialistas internacionais convocados pela OMS.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos