jun
10
Postado em 10-06-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 10-06-2009 18:15

Zahra surpreende o Iran

zahra1

==================================================
A esposa de Mir-Husein Musavi transforma-se na estrela da campanha eleitoral no Iran e rompe um tabu: exibe roupas coloridas e mantém o nome de solteira. O texto a seguir foi produzido pelo repórter Mikel Ayestaran, que cobre a campanha presidencial no Iran para o jornal ABC, de Madri.
=====================================================

MIKEL AYESTARAN

Quatro anos depois de sua chegada ao poder, ninguém conhece a esposa de Mahmoud Ahmadineyad. O atual presidente iraniano, como seus antecessores, manteve sua mulher á margem da vida pública. Ninguém os vê juntos em público e muito menos em atos oficiais. Um costume rompido completamente pelo casal formado por Mir-Husein Musavi e Zahra Rahnavard.
—————————————————————
TEERÃ- Os signos são muito importantes na cultuira iraniana, e a atual campanha eleitoral deixou um muito claro: o de Zahra dirigindo-se às massas em um palanque, reivindicandoos direitos da mulhares e pedindo voto para seu marido.

Coberta com o tradicional chador mas exibindo roupas coloridas e lenços estampados, esta escritora com doutorado em Ciencias Políticas que, apesar de sada, mantém seu nome de solteira, foi qualificada por alguns meios de comunicação reformista como a autêntica Michelle Obama da política iraniana.

A primeira mulher na história da república islâmica a ocupar o decanato de uma universidade, o centro feminino Al-Zahra, posto que abandonou depois do triunfo de Ahmadineyad, e assessora pessoal do Presidente Jatami, Zahra Rahnavard sorri e se agarra fortemente à mão de seu par nos finais dos comícios.

(Texto traduzido do ABC de Madri por Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos