jun
05
Postado em 05-06-2009
Arquivado em (Multimídia, Newsletter) por vitor em 05-06-2009 00:12

Michele Bachelet com a Joan Turner(bailarina) viuva de Jara
bachelet
==================================================
Durou cerca de quatro horas a exumação no cemitério de Santiago, nesta quinta-feira (4) do corpo do compositor, intérprete e diretor de teatro Víctor Jara – um dos maiores nomes da canção no Chile e na América Latina – assassinado pelos militares em 15 de setembro de 1973, días depois do golpe militar do ditador Augusto Pinochet. A finalidade é esclarecer alguns testemunhos sobre um dos mais terríveis crimes políticos praticados no continente.

A diligência, ordenada pelo juiz Juan Eduardo Fuentes, encarragado da instrução da investigagação da morte de Jara, poderá elucidar aspectos chave do caso e se espera que sirva para validar a declaração do ex-recruta José Adolfo Paredes Márquez, até agora o único detido pelo crime..

Paredes, de 54 anos, confessou ser um dos soldados que dispararam em repetidas ocasiões contra o autor de ‘Te recuerdo Amanda’, ainda que posteriormente tenha se retratado e se declarado inocente e assegurou que cantor foi assassinado por um subtenente com um disparo na fronte…

Esta versão difere da estabelecida pelo Serviço Médico Legal, que determinou que Jara foi torturado, teve os braços partidos e recebeu 44 disparos em todo o corpo.

(Postado por:Vitor Hugo Soares, com informações do jornal espanhol El Mundo)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos