maio
31
Postado em 31-05-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 31-05-2009 10:59

Serra estaciona…
serra1
…Dilma sobe
dilma1

==================================================
Deu no Portal:

Distância entre Serra e Dilma cai 8 pontos

Matéria publicada neste domingo (31) no portal da UOL na Internet (acesso completo ao texto apenas para assinantes do site do grupo Folha de S. Paulo), revela que a diferença entre Jose Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) caiu 8 pontos na preferência do eleitorado em relação aos prováveis candidatos à sucessão do presidente Lula em 2010. Segundo os números do último levantamento do instituto paulista, a diferença favorável ao tucano sobre a petista diminuiu de 30 para 22 pontos. A ministra-chefe da Casa Civil subiu de 11% para 16%; governador de São Paulo tem 38%

Este crescimento, segundo a reportagem assinada por José Alberto Bomberg, coloca Dilma em 2º lugar, em empate técnico com Ciro Gomes (PSB), que oscilou de 16% para 15%. Em relação à pesquisa anterior do mesmo , a ministra do presidente Lula subiu cinco pontos percentuais, enquanto o tucano paulista perdeu três. A matéria da UOL assinala que este é o melhor resultado de Dilma na série histórica do levantamento. Em março do ano passado, no cenário com a presença de Serra, ela tinha apenas 3% contra os mesmos 38% do pré-candidato do PSDB.

“Sem o governador paulista na disputa, a petista alcança 19%, apenas cinco pontos atrás de Ciro, líder desse cenário com 24%. “Mais uma vez, a pré-candidatura de Dilma é a única que ganha pontos. Ela está em ascensão”, afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Nas respostas espontâneas -quando não são apresentados cenários ao eleitor-, Serra tem 5%, Dilma, 4%, Ciro, 1%, e Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais, 2%. Segundo Paulino, as intenções de voto da ministra crescem na medida em que o eleitor vai se familiarizando com seu nome.

Em março, 53% afirmavam conhecer Dilma. O índice agora está em 65%, quatro pontos a mais que o apresentado por Aécio nesse quesito. Dilma foi uma das estrelas da propaganda eleitoral gratuita de televisão do PT na semana passada. Desde o início deste ano ela tem acompanhado Lula a uma série de eventos e sua pré-candidatura se consolidou dentro do partido.A ministra também anunciou recentemente sua luta contra um câncer linfático”, regista a reportagem.

Apesar de ter perdido três pontos, Serra ainda é o nome eleitoralmente mais forte da oposição ao presidente Lula. O PSDB estuda escolher seu candidato a por uma prévia. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também do PSDB, fica apenas na quarta colocação quando é apresentado como o único pré-candidato do PSDB. Nesse cenário, o mineiro alcança 14% e está empatado tecnicamente com Heloísa Helena (PSOL), com 15%.

(ÍNTEGRA DA REPORTAGEM ESTÁ DISPONÍVEL PARA LEITURA DE ASSINANTES DA UOL (www.uol.com.br).

(Postado por:Vitor Hugo Soares, assinante UOL)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos