maio
26
Postado em 26-05-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 26-05-2009 14:02

Obama abraça a juiza Sonia-Washington Post
juiza

ROSANE SANTANA

BOSTON (EUA) – Está confirmado. A juiza Sonia Sotomayor foi indicada para presidir a Suprema Corte dos Estados Unidos pelo presidente Barack Obama. A informação divulgada pela imprensa americana nesta manhã de terca-feira, 26, provocou protestos dos conservadores, segundo The New York Times, sob alegação de que Sonia “é uma ativista liberal de primeira ordem no âmbito judicial e pensa que a agenda política pessoal dela própria é mais importante do que a lei escrita”.

Obama já manifestara publicamente o desejo de nomear alguém com a capacidade de interpretar a lei à luz dos problemas sociais, para substituir David Souter, que se afasta do cargo em junho deste ano. Assim o fez, mas caberá ao Senado, de maioria democrata, confirmar ou não essa indicação.

Sonia será a primeira juiza de origem hispanica a presidir a Suprema Corte dos Estados Unidos. Nascida no Bronx, em 23 de junho de 1954, diplomou-se pela Universidade de Princeton – uma das melhores do mundo – e ficou famosa por uma polêmica declaração feita em 2001, numa conferência sobre diversidade, de que “a origem étnica e o sexo de um juiz pode e fará a diferença no julgamento”, questionando a velha noção, frequentemente invocada por alguns juizes da Suprema Corte, de que “um homem velho e sensato e uma mulher velha e sensata chegariam a mesma conclusão quando decidissem sobre um caso”, de acordo com The New York Times.

“Bobagens de menina”, como declara Caetano nos versos de Tigreza”.

Rosane Santana, jornalista, mora em Boston(EUA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos