Senegal-Bahia: identidade
O presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, que desembarca no começo da noite deste domingo(24) em Salvador, e será recepcionado oficialmente amanhã pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, tem agenda cheia no campo cultural em sua passagem pela capital baiana. Nesta segunda-feira (25). Lula, Wade e o governador Jaques Wagner participam, às 19h, no Teatro Castro Alves, em Salvador, do lançamento do III Festival Mundial de Artes Negras (Fesman) no Brasil, que marca também a abertura da programação da Semana da África na Bahia, com um espetáculo de música e dança no Teatro Castro Alves.
Das respectivas comitivas presidenciais participam, também, os ministros da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Senegal, Mame Dirame Diouf. No show do TCA devem brilhar em suas participações anunciadas Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Gilberto Gil e Balé Folclórico da Bahia, além dos grupos de cultura african a exemplo do mundialmente aplaudido Balé do Senegal, Youssounour e Cooumba Gwallo. No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Libertação da África, instituído pela ONU. O Brasil é o país homenageado nesta edição do festival. Será realizada, de 25 a 31 de maio, uma série de atividades para comemorar a Semana da África em Salvador. como exibição de filmes, palestras e shows.
O Brasil é o país convidado de honra do festival e a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, está organizando a presença brasileira. Uma das iniciativas é o lançamento de um edital para selecionar os artistas nacionais que irão participar de apresentações em Dacar, capital do Senegal.Com o tema “O Renascimento Africano”, o III Festival será em Dacar, de 1º a 14 de dezembro deste ano, com grandes atrações já confirmadas, a exemplo da cantora, Cesária Évora ( a dama dos´pés descalços de Cabo Verde), os instrumentistas Manu Dibango e Salif Keita, além do ex–presidente da África do Sul, Nelson Mandela, entre outros.
A magnitude do show e das atrações programada para a noite desta segunda-feira no TCA, dá bem uma idéia do que vem por aí..
(Vitor Hugo Soares, com informações da Coordenação da Redação de Jornalismo da Agecom)