maio
24
Postado em 24-05-2009
Arquivado em (Municípios, Newsletter) por vitor em 24-05-2009 14:17

Inauguração da mostra…
mostra
…Evandro presente
evandro
====================================================
Grazzi Brito

JUAZEIRO (BA)- Foi inaugurada na úiltima sexta-feira na cidade de Juazeiro, no lado baiano do Vale do São Francisco, a mostra fotográfica “Canudos 100 Anos”, de Evandro Teixeira, um dos mais legendários e premiados fotojornalistas do País, da melhor escola de profissionais do Jornal do Brasil. A mostra ficará no Centro de Cultura João Gilberto até o dia 22 de junho. Evandro, editor de fotografia do JB, no Rio de Janeiro, participou da abertura da exposição.

Depois de percorrer vários países e cidades brasileiras, a mostra fotográfica está pela primeira vez no interior da Bahia, sob organização e coordenação do Mural Galeria Fotógrafo Euvaldo Macedo Filho (MAGEM).
As 43 imagens da mostra retratam a população e o cotidiano da cidade de Canudos.

São imagens comoventes que revelam em preto e branco a realidade dos sertanejos. O trabalho, iniciado em 97 ,foi desenvolvido durante quatro anos. Neste tempo, Evandro reencontrou os sobreviventes e herdeiros da comunidade criada por Antônio Conselheiro, líder messiânico que comandou milhares de seguidores na Guerra de Canudos. “Refiz a trajetória de Conselheiro, conversei com seus herdeiros, registrei lado a lado a antiga e a nova Canudos (…) Canudos é sinônimo de luta, de resistência, de mudança, de esperança. É a história do país, vivida e contada por gente simples, cuja força parece vir da agrura da terra, da beleza rude do sertão”, explicou Evandro.

Muitas pessoas foram ao Centro de Cultura conferir a mostra e conhecer Evandro, o simpático , competente e corajoso reporter fotográfico, ganhador do Prêmio Esso de Fotografia. Foi ele o úinico fotógrafo no mundo a fazer imagens do primeiro protesto no Chile contra o ditador Augusto Pinochet, durante o enterro do poeta Pablo Neruda, que morreu poucos dias depois do golpe em que foi assassinado o presidente Salvador Allende.

Evandro Teixeira, fotografo e cidadão do mundo, é baiano sertanejo nascido na cidade de Santa Inês. Bravo!

Grazi Brito, jornalista, mora em Juazeiro.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos