maio
23
Postado em 23-05-2009
Arquivado em (Artigos) por vitor em 23-05-2009 21:50

Bar do Chiado: preferido de Pessoa

chiado

CRÕNICA DE VIAGEM

PELOS BARES DE BOCAGE E PESSOA

Aparecida Torneros*

Há duas semanas encontro-me a viajar visitando cidades de Portugal e Espanha. Meu tour, cuja meta é Paris, para fechar com chave de ouro a primeira vez que venho à Europa, inclui lugares históricos, tanto sob o ponto de vista pessoal (fui primeiro à Galícia, em Vigo, Orense, Verin e Santiago de Compostela) na terra da minha avó Carmen Toneros, como a ancestralidade ibérica que nos atinge a todos na Amèrica Latina.

Portugal me ofereceu a oportunidade de me reconhecer na lingua pátria, tendo visitado o túmulo do grande escritor Luiz Vaz de Camões, no Convento dos Jerônimos, e também ido até a porta da casa onde ele nasceu, já que meu amigo também poeta, Joao Videira Santos, me presenteou com um roteiro literário invejavel pelo centro de Lisboa, quando passei por bares e restaurantes que foram frequentados por Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Mario de Sa Carneiro, Jose Maria do Bogage, entre outros.

Em Porto, fiquei encantada com o aconchego da sua gente e sua paisagem, senti-me em casa na livraria da Dina Ferreira, a Poetria, e me perdi de alegria ao visitar a Lelo, lugar de tantos livros e tanta tradiçÃo literária.

Nem sei como descrever Braga, GuimarÃes, Óbidos, Batalha, MarvÃo, sítios de muita história, o barroco português nos inundando olhos e sentimentos.

Aqui em Madri, de onde agora escrevo, há notìcias que me põem de novo na atualidade, e desço à terra, para envolver-me nas discussões que permeiam os últimos três dias que passo na capital espanhola, cidade vibrante, ensolarada na primavera, repleta de turistas, mas “caliente” de assuntos polêmicos. Critica-se o ministerio da Defesa que teria ocultado o surto de Gripe A, entre os soldados de uma unidade militar, em Madri, e que havia recebido a visita de alunos de uma escola, sem terem sido avisados do risco de contaminaçao. Tambèm, ontem, um acidente com a queda de uma torre de sustentação para uma grua com cameras de tevê, sobre o publico, no primeiro comício para as eleições da União Europeia, pouco antes da chegada do ministro Jose Luiz Zapatero, e felizmente, todos os feridos foram atendidos sem gravidade.

Outro assunto em pauta, que suscita muitos programas de debate, é a lei que permitiria as adolescentes grávidas acima de 16 anos realizar aborto sem o consentimento dos pais. Este tema tem sido veiculado constantemente e a briga é intensa, uma vez que envolve questoes civis, religiosas, filosóficas, sociais e econõmicas.

Assim, Portugal e Espanha, me adentram a pele, os olhos, a boca ( comidas e vinhos) , a alma, sobretudo, e tento passar para os amigos brasileiros, um pouco do vulcão interno que me acomete. Bastaria só ter falado da Guernica de Picasso, onde me postei por mais de 10 minutos anteontem, no museu Rainha Sofia e seria suficiente para me tornar uma turista não acidental, mas extremamente consciente do quanto essa peninsula ibèrica me traz mil anos de existencia para o intervalo de duas pequenas semanas.

Aparecida Torneros é jornalista e escritora, autora de “A Mulher Necessária”, mora no Rio dse Janeiro e está em viagem pela Europa.

Be Sociable, Share!

Comentários

Lena on 23 Maio, 2009 at 23:30 #

Que delícia,Cida Torneros. Em setembro passado estive aí, exatamenta ao lado da estátua de Pessoa. Adoro passear em Lisboa e se voce estiver afim de conhecer uma praia lindíssima, com casas muito bonitas e paisagem deslumbrante, arranje um tempinho prá ir a São Pedro de Moel, próximo a Marinha Grande, onde temos uma morada. . Que seu passeio continue maravilhoso e voce aproveite bastante até o final de suas férias.


Cida Torneros on 24 Maio, 2009 at 8:18 #

beijooooooooooo pra todos aí na Bahia !!!
saudades
Cida Torneros


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos