maio
20
Postado em 20-05-2009
Arquivado em (Artigos) por vitor em 20-05-2009 00:29

Trizidela: tragédia das águas/NYT
maranhao
======================================================

ROSANE SANTANA

BOSTON (EUA) – A edição on line do The New York Times destacou, nesta terça-feira (19.05) a noite, o drama dos moradores da cidade de Trizidela do Vale, no Maranhão, onde as chuvas provocaram uma enchente no rio local, desabrigarando, segundo o jornal, 11 mil de um total de 18 mil e 400 habitantes. A pior inundação em duas décadas.

The New York Times mostra fotos de crianças atravessando as águas,  para carregar objetos domésticos, enquanto outras tomam banho,  alheias ao perigo de contrair doenças. De acordo com o jornal, “a inundação tranformou a cidade de edificios de telhados vermelhos (telhas de ceramica) em uma cidade aquática onde transporte só é possivel através de barco ou nadando”.

O jornal narra o drama de moradores, como o proprietário de um bar,  Genésio Alves de Souza, 58, que aguarda pacientemente baixar o nivel das águas e acredita que “provavelmente até meados de junho tudo estará terminado. “Nos temos que acreditar em Deus”, diz ele.

Segundo o jornal, “os dias se sucedem testando a interminável alegria de espírito das pessoas de Trizidela, um humilde e profundo posto avançado, no interior de um dos estados mais pobres do Brasil, o Maranhão”. New York Times diz, tambem, que “os residentes estão tentando derrotar o tédio da falta de trabalho ou escola, pegando peixes nas ruas e dando saltos mortais de uma ponte dentro do rio acima do nivel normal das águas.”

Rosane Santana, jornalista, mora em Boston (EUA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos