maio
19
Postado em 19-05-2009
Arquivado em (Artigos) por vitor em 19-05-2009 22:06

Guantanamo: saída complicada
prisao

======================================================

Rosane Santana

BOSTON (EUA)- Em uma “abrupta mudança” de posição, segundo divulgou The New York Times em sua edição on line, no inicio da noite desta terca-feira (19), líderes democratas no Senado disseram que não proverão os recursos necessários para o fechamento de Guatanamo,  no valor de US$ 80 milhões, solicitados pelo presidente Barack Obama.

Diz o jornal que Obama agendou a quinta-feira, desta semana, para explicar seu plano sobre o destino dos 240 detentos ainda mantidos na prisão, mas tem enfrentado crescente pressão de congressistas, particularmente republicanos, para encontrar uma solução que não envolva a transferência dos presos para os Estados Unidos.

Segundo The New York Times, enquanto democratas geralmente tem dado suporte ao plano de fechar Guatanamo ate 22 de janeiro de 2010, os republicanos não tem se movimentado em direção a aceitação de detentos em seus estados de origem.

Diz o jornal que os republicanos aplaudiram a decisão dos democratas de não incluirem os fundos, necessários ao plano de fechamento da detenção, entre as despesas militares, que serão votadas pela Casa. O líder da minoria republicana, senador McConnell, ainda de acordo com The New York Times, disse ter esperança de que a decisão dos democratas seja o prenúncio de manter a prisão de Guantanamo aberta.

Comentário desta jornalista: Sem vínculo partidário sólido, sem experiência administrativa na vida pública e com uma passagem apagada pelo Senado, Barack Obama prometeu mundos e fundos durante a campanha, falou o que todo mundo queria ouvir, jogou para a platéia embalado por uma forte campanha publicitária e ajudado pelo agravamento da crise econômica que derrotou os republicanos, mas agora comeca a enfrentar sérias dificuldades para cumprir o prometido. Guatanamo é um caso emblematico.

Rosane Santana, jornalista, mora em Boston (EUA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos