maio
18
Postado em 18-05-2009
Arquivado em (Artigos) por vitor em 18-05-2009 12:36

trabalho

OPINIÃO/MUNDO E TECNOLOGIA

O TRABALHO DO FUTURO

“Dez anos atrás, Facebook não existia. Dez anos atrás, antes disso, não tinhamos a Web. Portanto, quem sabe como será o trabalho dentro de dez anos? Apesar da taxa de desemprego ser a mais alta desses 25 anos, o trabalho voltará, mas não será como antes. Ninguém vai lhe pagar só por marcar o ponto. Veremos formas de trabalho mais flexíveis, mais autonomas, mais cooperativas e bem menos seguras. Será dirigido por uma geração com novos valores e a mulher estará em crescente controle.  Aqui estão dez maneiras como o trabalho, tal qual o conhecemos, mudará. Em verdade já mudou.”

Leio atenta na revista TIME, ainda quente em minhas mãos. Recém aposentada, poderia não me interessar pelo assunto. Ao contrario, sei muito bem que se falta trabalho ou se não estamos preparados para as mudanças não haverá futuro.

Jogue fora sua pastinha, você não estará indo a uma escritório, ou lugar designado para o trabalho. Você pode se despedir dos seus benefícios e talvez nem alcance a tão sonhada aposentadoria. O seu chefe não será como o estereótipo que você esta acostumado. Não haverá uma escada a subir mas sim oportunidades, se você descobrir o caminho certo.

High Tech, High Touch, High Growth

Para entender como será o ambiente de trabalho em dez anos, você deve pensar como será o trabalho em dez anos. Aqui vai uma dica: Empregadores não vão precisar lhe pagar para dirigir até um certo local especifico, em verdade, diante da pressão de uma economia instável, estão descobrindo que de fato não existem muitas razões para continuar essa prática.

O trabalho do futuro terá muito pouco que ver com processamento de palavras e números (a Internet pode fazer isso agora). Nem haverá a necessidade de contratar pessoal de suporte, recepcionistas, mensageiros, manutenção. A necessidade estará focada em encontrar as pessoas essenciais e cortar o resto. Então, você é essencial?

A lista segue, mas não quero assustar ninguém, afinal estamos falando da America do Norte. Se a moda pega, e pode apostar que sim, logo veremos o resultado.

Regina Soares>, advogada , mora em Belmont, na área da baia de San Francisco, a poucos quilômetro do Vale do Silício, paraíso da moderna tecnologia americana

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos