maio
17
Postado em 17-05-2009
Arquivado em (Artigos) por vitor em 17-05-2009 19:17

Dengue:emergência em Itabuna
criancas
====================================================
A Bahia está muito mal na fotografia e no texto da ampla reportagem que o jornal O Globo traz em sua edição deste domingo(17), sobre o crescimento da Dengue no País. Segundo o jornal editado no Rio de Janeiro (recordista da doença até o ano passado), assombra a expansão geográfica da epidemia, com mais de quatro mil cidades já atingidas pela infestação do mosquito Aedes. “O Brasil perdeu a guerra contra a dengue”, diz o texto assinado por Jose Casado, na abertura da reportagem.

Ao avaliar o quadro nacional, o Globo afirma que “fracassaram todos os programas governamentais para erradicação do mosquito transmissor(Aedes aegypt) anunciados nos últimos 13 anos.A epidemia avançou a agora abrange uma área geográfica 2,3 vezes maior que em 1995. Pelos número atualizados, devulgados pelo jornal carioca, “a dengue passou a dominar dois terços do território nacional”. A Bahia apresenta atualmente a situação mais preocupante e, segundo O Globo, “o despreparo de médicos agrava ainda mais o quadro da epidemia no Estato”

“A Bahia, neste início de ano, é o exemplo de que a apediemia não acontece por acaso. De cada três novos brasileiros que adoeceram por dengue nos 100 primeiros dias, um reside em cidades baianas”, afirma O Globo. A reportagem assinala que o estado concentra apenas 4% da população nacional “e deixou acontecer a propagação dos mosquitos em 70% dos municípios”. Itabuna, por exemplo, é considerada zona de alto risco da epidemia, pelas normas sanitárias em vigor.

===========================================================
Leia a íntegra da reportagem sobre a Dengue no Brasil na edição de O Globo deste domingo(!7)
============================================= ==============

(Por:: Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos