maio
15
Postado em 15-05-2009
Arquivado em (Artigos) por vitor em 15-05-2009 22:25

Encanto permanente
eifel
—————————————————————-
Monumento mais fotografado e a atração paga mais visitada do planeta, a Torre Eiffel que festeja 120 de fundação neste mês de maio,  promoveu festivamente nesta sexta-feira (15), em seu primeiro pavimento (muitos visitantes não vão até o cume da torre) uma série de manifestações, entre elas a inauguração de uma exposição em seu interior que conta a saga, desde a criação ,  do magnífico símbolo francês..

Intitulada de “A Epopeia da Torre Eiffel”,  a mostra estará aberta de hoje , (15 de maio)  a 31 de dezembro e será encerrada depois da grande festa de Reveillon 2009, na capital francesa. Caroline Mathieu, curadora do museu d’Orsay e encarregada de uma outra exposição, realizada no Hôtel de Ville de Paris, de 7 de maio a 29 de agosto, em homenagem a Gustave Eiffel, ressalta nesta exposição a beleza e a imponência elegante da torre, “resultante do jogo da estrutura com o vento”.

Na recepção aos visitantes do primeiro andar estão maquetes da torre em metal e alabastro ornado. Fotos e documentos que registram o trabalho dos arquitetos podem ser consultados. Há fotos da montagem, com guindaste gigante e andaimes, e ainda, detalhes da utilização de ar comprimido ao lado do Rio Sena para estabilizar o solo.

Segundo estes registros, as peças de ferro fundido chegavam em partes montadas, com a mesma técnica já experimentada pelo engenheiro Eiffel na ponte sobre o Douro em 1877. Eiffel também construiu o viaduto de Garabit, a estrutura interna da Estátua da Liberdade de Bartholdi que domina Nova York e o observatório de Nice.

A exposição,  aberta nesta sexta-feira mostra, também, Gustave Eiffel na sua intimidade de burguês, pai de cinco filhos e infatigável empreendedor, que morreria aos 91 anos de idade, em 1923.

Pintada de novo, a silhueta alongada que corta o céu parisiense,  desde 15 de maio de 1889 (construída para a Exposição Universal) domina a cidade. Do alto de seus mais de 300 metros, a torre Eiffel acolhe cerca de 7 milhões de visitantes por ano, celebrando a posteridade de seu construtor. Depois da iluminação noturna, cintilando suas 20 mil lâmpadas, a Torre Eiffel reencontrou seu brilho habitual e inigualável.

(Por Vitor Hugo Soares, com France Press e Folha)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos