maio
09
Postado em 09-05-2009
Arquivado em (Artigos) por vitor em 09-05-2009 23:23

Nestor Kirchner:”el pinguim” no palanque/El Mundo
pinguim

O ex-presidente argentino e chefe do peronismo no governo, Néstor Kirchner, oficializou neste sábado (9) sua candidatura a deputado nacional para as eleições legislativas do próximo 28 de junho. Segundo os analistas políticos portenhos, esta é uma tentativa estratégica para reforçar o declinante governo de sua esposa, a presidenta Cristina Fernández de Kirchner.

“Se Cristina não tem maioría legislativa, o país pode voltar ao vazio da crise de 2001… a pobreza, a desocupação… o país explode” alarmou o ex-presidente (2003-2007), segundo assinala o jornal espanhol “El Mundo” em sua edição on-line. Há um mês o ex-presidente está em campaha proselitista, e recomendou aos argentinos “a dar o voto peronista para que haja uma governabilidade plena”.

As pesquisas pré-eleitorais, segundo o diário de Madrid, de fato porgnosticam que o governo de Cristina não alcançaria os 50% dos votos que necessita para manter a maioria parlamentar que desfrutou até agora. E, em consequência, perdería o quorum próprio na Câmara dos Deputados e no Senado, que renovam a metade e um terço de suas cadeiras, respectivamente.

A campanha começa a ferver tanto em Buenos Aires quanto nas demais províncias argentinas, principalmente nos redutos divididos do peronismo.

(Vitor Hugo Soares, com El Mundo e agências internacionais de notícia)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos