maio
04
Postado em 04-05-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 04-05-2009 17:47

Maranhão sob as águas

==================================================
Em reportagem produzida a seis mãos, assinada pelos repórteres Aloisio Milani, Diego Salman e Marcela Rocha, a revista eletrônica Terra Magazine chama a atenção para os estranhos critérios da imprensa brasileira – jornais, revistas, tevês, rádios , blogs e portais eletrônicos na internet- nas suas escolhas eletivas destes últimos dias.

Terra Magazine, conduzida em São Paulo pelo jornalista Bob Fernandes – paulista de nascimento e cidadão baiano por merecimento – assinala que a gripe suína tem tomado o notíciário do Brasil nos últimos dias, mas outra calamidade tem feito estragos gigantescos na região Norte e Nordeste, sem merecer, no entanto, o mesmo destaque: as chuvas e as enchentes.

Vamos aos fatos levantados pelos três profissionais de TM:

“A pandemia matou até agora 26 pessoas no mundo todo, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nenhuma delas, porém, aqui no Brasil. Enquanto isso, as enchentes nos estados do Norte e Nordeste já mataram pelo menos 15 pessoas, de acordo com balanços das defesas civis estaduais”.

Mais: Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia e Amazonas são os estados considerados os mais prejudicados. “O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e a secretária nacional da Defesa Civil, Ivone Valente, visitam os estados para avaliar os estragos e oferecer assistência. Em entrevista a Terra Magazine por telefone, pouco depois de se reunir com a governadora Roseana Sarney, o ministro prometeu que não vai faltar ajuda para as vítimas nos estados:

Indagado se a situação das enchentes não requer o mesmo cuidado tomado contra a gripe suína pelas autoridades dos estados, o ministro concorda. “Estamos atentos a essa questão para minimizar esse problema”, disse. “Evidente que, por mais que haja prevenção, infelizmente há sempre ocorrências. Mas estaremos presentes, fazendo o nosso papel: estar por perto e prestar solidariedade”, completou

Observação do Bahia em Pauta: A conferir.

Além disso, um olhar da mídia nacional – pelo menos um terço dos amplos espaços abertos para a gripe nos Estados Unidos e no México – já seriam suficientes para acordar a sensibilidade do País para a tragédia climática, humana e social causada pelas chuvas e enchentes destes dias na região nordestina – da Bahia ao Piaui.

(Vitor Hugo Soares, editor do Bahia em Pauta)

Leia a integra da reportagem em Terra Magazine (http://terramagazine.terra.com.br)

Be Sociable, Share!

Comentários

Lena on 4 Maio, 2009 at 20:28 #

Vitor, a maioria de nossos governantes gosta muito de “comoçoes internacionais”, de midia, de aparecer e mostrar serviço NESTAS HORAS. Qdo apareceu essa tal gripe A, no Mexico e nos EUA, ainda alguns poucos casos, nossa midia ficou um porre, pq so se falava nisso. Nem temos certeza de termos qualquer caso dessa gripe por aqui! Prevenir, tudo bem, mas e a nossa dengue e meningite que so na Bahia, mataram dezenas de pessoas? Nem se importaram tanto! Se a gente tivesse feito o dever de casa bem feito,com as nossas epidemias, hoje a gente nem precisaria se preocupar tanto…qto as chuvas, infelizmente quase ninguem sabe mesmo da calamidade nessas areas e tambem eu gostaria de saber o porque da discriminaçao.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos