abr
29
Postado em 29-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 29-04-2009 12:44


Mitermayer, da Fiocruz, à direita (camisa branca)

==============================================

É preciso ficar atento, mas não há razão para pânico, pois tanto o País em geral, quanto a Bahia em particular, têm “uma infra-estrutura razoável para enfrentar a gripe suina”. A afirmativa é do diretor da Fundação Oswaldo Cruz, na Bahia, Mitermayer Galvão dos Reis, feita em entrevista publicada no portal virtual Terra Magazine.

Em conversa com o repórter do TM, Claudio Leal, o pesquisador da Fiocruz pondera que o alarme mundial em torno das últimas epidemias contribuiu para orientar os investimentos em infra-estrutura hospitalar. Para o especialista, o alerta provocado pela gripe aviária ajudou o Ministério da Saúde a precaver o Brasil contra a “gripe suína” e outras “doenças emergentes”.

– Vejo um efeito positivo. Primeiro, a gripe aviária influenciou a orientação do ministério para criar uma infra-estrutura que desse conta. Em Salvador, temos o Hospital Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo, que pode manter o paciente com suspeita de ter a gripe (há um casal que chegou de Miami em observação no hospital baiano, entre os 20 casos sob suspeita médica no País) . Essas mobilizações levam o gestor a se preocupar do ponto de vista estratégico, a se dar conta do que conhecemos e do que não conhecemos – revela Mitermayer ao Terra Magazine.

O Brasil “tem um infra-estrutura razoável” para enfrentar a gripe suína, ressalta o especialista da Fiocruz. Os mexicanos registram mais de 150 mortos. As autoridades sanitárias brasileiras iniciaram a triagem de passageiros oriundos do México, dos Estados Unidos e do Canadá. Cerca de 51 hospitais foram mobilizados pelo Ministério da Saúde; ainda não há casos confirmados no País, apenas suspeitas. “Só não temos um laboratório muito complexo, mas isso só existe em três lugares do mundo”, informa Mitermayer.

Leia a íntegra no Terra Magazine (www.terra.magazine.terra.com.br)

Be Sociable, Share!

Comentários

Mel de Campos on 29 Abril, 2009 at 13:40 #

Deus Permita! e como dizem que Ele é brasileiro, vamos mesmo é torcer para que a gripe suína não cheque ao nosso país em geral e na Bahia em particular, onde a dengue vem castigando os baianos há vários meses.


Flora on 29 Abril, 2009 at 14:51 #

De concreto mesmo é que a cada dia a situação fica mais preocupante de acordo com noticias vinculadas pela mídia neste 29/04: a OMS informa que o mundo está muito proximo de alcançar a fase 5 ( de um maximo de 6) de alerta de pandemia; especialista diz em entrevista a Band News que nenhum país está preparado para enfrentar uma pandemia; EUA anuncia primeira vitima fatal (criança de um ano e dez meses); França pedirá cancelamento de voos para o México; Egito manda sacrificar todos os porcos e por ai vai. Vamos aguardar a primeira entrevista a ser dada pelo nosso Ministro da Saúde sobre este assunto, prevista para hoje.


Humberto Guanais on 29 Abril, 2009 at 14:53 #

Caro Vitor Hugo:
Só como contribuição a legenda da foto equivocou-se, Mitermaia não é o do primeiro plano da foto e sim o que está mais ao fundo.

Grato,


Lena on 29 Abril, 2009 at 15:50 #

Naum fossem esses tantos casos de dengue na Bahia e o povo encontrando tantas dificuldades pra se tratar, eu talvez acreditasse mesmo no que acabo de ler,…mas por enquanto a prece a Deus pra que essa gripe horrorosa nem chegue perto, parece a melhor opçao.


Bahia em Pauta on 30 Abril, 2009 at 10:42 #

Agradecemos a correção Guanais. Trocamos a foto por outra em que Mitermayer aparece em melhor posição.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos