abr
28
Postado em 28-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 28-04-2009 22:45


Colégio Helyos: orgulho baiano

-==============================================
A região Nordeste emplacou seis escolas no ranking das 50 nelhores do País, de acordo com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nesta terça-feira (28). O colégio Helyos, de Feira de Santana, foi o primeiro da região, ficando em 5º lugar na colocação nacional, com média 76,34.

Mas é o Rio de Janeiro o estado com a melhor escola do País, segundo a classificação do exame do ano passado. O Colégio São Bento, tradicional escola católica da capital fluminense, conquistou a maior pontuação de todo o Brasil, pelo segundo ano consecutivo, com média de 80,5 pontos. Em segundo lugar ficou o Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, com média 77,38.

Das 26.665 escolas de Ensino Médio brasileiras (de acordo com o Censo Escolar), 24.253 tiveram alunos participando do Enem no último ano. O bom resultado entre as escolas públicas tem um ponto em comum: o apoio de universidades. As três escolas públicas que figuram entre as 20 primeiras colocadas em todo o País têm o apoio de instituições de ensino superior federais ou estadual.

No ranking 2008 do ENEM a escola pública melhor colocada é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG), que obteve 76,66 pontos, ficando em terceiro lugar entre todas as escolas do país. O Colégio de Aplicação do Ceará, da Universidade Federal, ficou em 14º lugar, com média de 75,68.

O resultado divulgado hoje revela ainda que a melhor escola estadual do País está no Rio de Janeiro. O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, mantido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi o colégio mais bem colocado entre os estaduais, com média 75,11 – ficando na 19º colocação.

A região Sudeste é a que obteve o maior número de escolas nos primeiros lugares. Entre as 50 mais bem colocadas, 40 são da região, sendo 19 do Rio de Janeiro, 11 de Minas Gerais e 10 de São Paulo.

Este dado valoriza mais ainda a vitória do colégio  (particular) Helyos de Feira de Santana, que já havia brilhado intensamente na edição anterior. De parabéns professores, alunos e a cidade baiana de história sempre marcante no campo do ensino.

(Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos