abr
28
Postado em 28-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 28-04-2009 10:52


Lambert,o ídolo americano
————————————————————–

CRÕNICA DA FAMA

AS DUAS FACES DO TALENTO

Regina Soares

Já sabemos que não devemos julgar um livro pela capa. Nem tampouco podemos avaliar um bom talento pela primeira mostra. No momento, a rede eletrônica, assim como os outros meios de comunicação, estão sendo accessados a mil por hora com o aparecimento de Susan Boyle (Britain’s Got Talent) na Inglaterra e de Adam Lambert (American Idol) nos Estados Unidos da América.

Na procura de novos talentos, tão escasso nos nossos dias, os dois programas que nada mais são senão uns sofisticados e complicados “Programas de Calouros” ouvem milhares de candidatos nas duas partes do mundo. É uma tremenda maratona que rende muito dinheiro e fortuna para o felizardo vencedor e seus patrocinadores.

Simon Cowell, citado até pelo presidente Obama em uma de suas entrevistas, é o produtor e “juiz durão”, uma personalidade da televisão Inglesa muito famoso tanto no Reino Unido quanto nos EUA onde produz vários shows de TV, como o Pop Idol, American Idol, The X Factor, e Britain’s Got Talent. É também proprietário da companhia de produção de musica e TV Syco. Tem um caráter arrogante de “dono da verdade” acostumado a enfrentar os concorrentes com um ácido e controverso criticismo acerca de suas habilidades musicais, e o “Dono do Show”.

Nessa temporada de 2009, dois competidores se sobressairam da noite para o dia, uma, Susan Boyle, http://talent.itv.com/videos/video/item_200081.htm, fazendo muito alarido por ser “o patinho feio com voz de anjo” e outro, Adam Lambert, http://www.americanidol.com/contestants/season_8/adam_lambert/?gclid=CKXvkqGRkJoCFQ9JagodLz7_LQ , – não tão conhecido, pois ainda disputa com mais quatro fortes candidatos o primeiro lugar no Américan Idol, – jovem de 26 anos agraciado com a beleza física, o carisma e uma voz e interpretação únicas, vejam no www.youtube.com seus videos.

Susan Boyle(1 de Abril, 1961) nasceu na Escócia, cantora de igreja, abalou a opinião publica não só por sua voz angelical mas pela combinação dessa voz com a imagem arcaica e descuidada de uma senhora solitária e com problemas de desenvolvimento, que, no entanto guardava um grande sonho como o da canção que cantou no dia 11 de Abril, “I Dreamed a Dream” da peça Les Misérables. Antes de começar a cantar tanto a audiência quanto os juízes demonstraram desinteresse e até ironizaram de sua aparência, tiveram que reconhecer, ao final de sua apresentação, as suas qualidades vocais e ela ficou conhecida como “a mulher que calou Simon Cowell”.

Adam Lambert (29 de Janeiro, 1982) nasceu em San Diego, California, reside em Los Angeles, é atualmente um dos finalistas da oitava serie do American Idol. Desde a idade de 10 anos, demonstrou talento para a arte e já participou de varias peças de teatro. Ao contrário da cantora Inglesa, Adam agrada logo de chegada, tem uma presença física, um carisma, um frescor jovem misturado com um certo mistério e atrevimento e, ainda por cima, uma voz que se manifesta imaculada a cada interpretação. Cada semana ele se reinventa, eletrificando o auditório com sua voz aguda capaz de ir do mais alto ao mais baixo tom “Rocking the House”, ou melodicamente dando uma nova roupagem a músicas consagradas, como quando interpretou “The Tracks of My Tears”, levando Simon Cowell e o autor da música, Smokey Robinson, a aplaudir de pé.

Devo dizer que geralmente não me dedico a assistir estes shows, acho o processo de escolha muito longo, aqui se assemelha as primárias para eleição presidencial, vão de Estado a Estado eliminando candidatos até chegarem a Hollywood, onde se desenvolve a fase final. Minha neta me chamou a atenção para o Adam e já não pude me desgrudar da telinha.
De vez enquando alguém aparece para aquecer nossos corações e nos trazer de volta a juventude, ainda que já estejamos na casa dos 60…

Quando soube do “bafafá” que a Susan provocou com sua apresentação fiquei me perguntando, que vão fazer quando descobrirem o Adam?

Regina Soares, advogada, mora em Belmont, na área da baia de San Francisco (Califórnia-EUA).

Be Sociable, Share!

Comentários

Mariana Soares on 28 Abril, 2009 at 11:49 #

Querida Regina, talvez pelo sangue, DNA, ou qualquer outra razão, quase todos da nossa familia é muito ligado em música. Adorei o seu artigo de hoje no Bahia Em Pauta! Tenho acompanhado o “Ameriacn Idol” de uns três anos para cá, mas somente a parte final, qdo já escolhidos os doze finalistas. Também sou fã de realites shows, apesar das críticas que muitos fazem – tenho o meu olhar próprio para este tipo de programa e também não ligo muito para o que os outros acham. A sua análise, e da nossa querida Clhoe, sobre Adam Lambert é perfeita, acho ele genial e a cada apresentação uma nova e boa surpresa, assim como com os seus comentários sobre esta inglesa que está balançando as certezas e os conceitos da maioria das pessoas, que se contentam apenas com as capas dos livros. É isto aí, minha irmã, parabéns por mais este belo comentário da vida!


Regina on 28 Abril, 2009 at 18:49 #

Mari: Que bom saber que vc tambem acompanha o American Idol! Vamos torcer juntas por Adam!!!!


Eliana on 4 Maio, 2009 at 13:11 #

Boa tarde, gostei muito do seu comentário. Esta temporada de American Idol assisti toda, desde as audições preliminares até as apresentações semanais dos finalistas. Não tem realmente como negar que o Adam Lambert é o melhor da temporada, com estilo único. O ruim é pensar que a cada semana um deles sairá do programa, porque são todos excelentes. Meu palpite é que os dois finalistas serão Adam Lambert e Danny Gokey.


SQS on 13 Maio, 2009 at 3:17 #

Sou brasileira e moro na California, estou assistindo AI desde o primeiro dia, e quando vi o ADAM LAMBERT eu vi o IDOLO o tal AMERICAN IDOL que realmente nunca houve, foi so midia, ele tem um Q especial, ele tem feeling, ele e educado, elegante, canta, danca, agradece, este sim e o que podemos chamar de AMERICAN IDOL!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos