abr
26
Postado em 26-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 26-04-2009 20:54

Obama:largada aprovada/Reuters

OPINIÃO

OS PRIMEIROS 100 DIAS

Regina Soares

“O cara” veio com tudo. Se alguém ainda esta se perguntando se
Obama estava preparado para governar a mais poderosa nação democrática do mundo, deve agora esta dando a mão a palmatória.Quarta-feira, 29 de Abril, chegaremos à marca dos 100 primeiros dias de seu governo, e os profissionais da imprensa devem estar com as mãos cheias de matéria para botar no jornal impresso, no ar, na net. Não tem sido fácil acompanhar seu pique, enquanto Barack tomava decisões, criava novas formulas e manobrava politicamente um dos mais difíceis tempos vividos por essa grande nação.

O conceito dos “First 100 days” tem um status mítico desde os dias do “New Deal”, quando Franklin D. Roosevelt fez historia com seus corajosos estímulos econômicos e estratégia geopolítica do bom vizinho, “Good Neighbor Policy”, o que lembra o atual Presidente, e os repórteres ficaram adictos às estórias ao derredor dessa marca histórica em cada administração desde então. As estórias e o veredito será escrito, criando simultaneamente, desafio e oportunidade, para o novo Presidente.

Desde anedotas feitas para o evento a análises profundas, graças à extrema concorrência, repórteres e editores se apressam a escrever, e alguns a publicar, suas peças sobre os legendários “100 days”. Para esta estória, alguns ítens não podem faltar:

Obama esta cumprindo as promessas da campanha.
A equipe de Obama está preocupada com a perigosa percepção de que o Presidente esteja fazendo demais em muito pouco tempo e cinicamente explorando a crise econômica para aprovar ítens na sua agenda não relacionados à presente situação. Urge uma revisão dos pronunciamentos durante a campanha para ver que Obama foi direto com seus eleitores e suas ambições. É claro que então nunca se falou nos $787 bilhões para estimular a economia ou o orçamento de $3.6 trilhões…

Obama mudou as regras do jogo.
Obama veio para fazer a mudança, suas idéias se encaixam coerentemente com a estratégica mudança de governo, da ordem financeira, e, ultimamente, da vida do povo Americano. Sua visão ampla da nossa realidade trará essa mudança tão desejada aqui e ao derredor do mundo.

Obama é quem decide.
Barack Obama tem estado na direção do pais e seus negócios, sua presença é notada em todas as partes, como se ele se multiplicasse, ouvindo opiniões das mais diversas até, calmamente, chegar a sua decisão final. Nossos jornais e revistas estão cheias de estórias vindas dessas intimas reuniões onde ele tem demonstrado ser “o cara” no comando.

Obama não esta dentro da bolha.
Transparência foi uma exigência do Presidente. Comunica-se através da internet, já trocamos opiniões no Facebook; atende a “Town Meetings”, muitas vezes tem chamado pessoalmente a representantes do Congresso ou Senado para repartir sugestões vinda do público; participa de programas informais de televisão e espontaneamente reparte suas impressões, ainda que corra o risco de se expor demais.

Obama é “um cara legal”.
Gostamos da imagem de calma, “cool” competencia e do imenso sorriso, que não perde a cabeça – ou sua postura e temperamento – diante da pressão de uma das maiores recessões econômicas e duas guerras. Sem falar na maneira elegante como tem nos representado fora do país e no relacionamento com seus colegas ao derredor do mundo.

Repórteres, preparem-se para mostrar ao mundo o que esse jovem que, num passado recente, nos convenceu que sim podíamos mudar o grande gigante, tem feito nesse 100 dias.

E isso é só o começo!

Regina Soares, advogada especializada em eleições, mora em Belmont, área da baia de San Francisco (California-EUA)

Be Sociable, Share!

Comentários

Graça Tonhá on 27 Abril, 2009 at 0:54 #

Seu texto demonstra otimismo e vibração com boas perspectivas de mudanças, algumas já em andamento conforme destaca. Foi emocionante constatar também aqui “na terrinha” muita empolgação ( a exemplo de barraqueiros do Largo dois de Julho), pela vitoria do carismatico, inteligente e decidido Obama, que juntamente com a cativante e bela Michelle, tem feito sucesso por onde passa, conforme vemos na midia.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos