abr
21
Postado em 21-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 21-04-2009 01:07

strong>Grazzi Brito

JUAZEIRO- O  secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, participou na cidade de Juazeiro do I Fórum Macrorregional de Saúde do Vale do Médio São Francisco, que marcou a inauguração da primeira rede assistencial interestadual do país, que prevê o atendimento de 1,5 milhão de moradores das regiões de Juazeiro e Petrolina (PE). Por conta disso, Solla faltou à audiência pública realizada no Senado, em Brasília, para discutir o surto de dengue no País, e especialmente na Bahia, um dos estados mais gravemente  afetados pelo surto da doença

O secretário aproveitou também para visitar as novas instalações do Hospital Regional de Juazeiro, acompanhando a última etapa da conclusão das obras da unidade hospitalar e identificando as medidas que estão sendo tomadas para que o hospital volte a funcionar o mais rápido possível. Jorge Solla informou que a licitação da empresa que administrará o Regional está em fase final de análise e que as propostas já estão sendo julgadas.

A licitação pública citada, no entanto, está sendo questionada desde o último dia 9 de fevereiro de 2009 junto ao Ministério Público Estadual (MP-BA) com farta documentação e gravações de áudio apresentadas que comprovariam as irregularidades, segundo os denunciantes.

A alegação é de que o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) entrou no processo já com a vitória assegurada. Um dos fundamentos da denúncia oferecida ao MP-BA é uma entrevista concedida pelo ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, que afirmou que o Imip já havia acertado assumir o Hospital Regional três meses antes até mesmo do lançamento da licitação.

À parte essa licitação ainda obscura, a proposta é boa. A rede assistencial de saúde que está sendo implantada na região do Médio São Francisco, a primeira interestadual, oferecerá nos dois pólos regionais, Juazeiro e Petrolina, serviços como de Neurocirurgia e Traumatoortopedia, especialidade em gravidez de risco e Neonatologi. O Hospital Regional deverá ser referência interesestadual em Oncologia, Nefrologia, Queimados e doenças infecciosas. A conferir.

Grazzi Brito, jornalista, mora em Juazeiro(BA)

 


Imagem de exibição animada? Só com o novo Messenger. Baixe agora!

Be Sociable, Share!

Comentários

Lena on 21 Abril, 2009 at 13:59 #

Tenho a impressão de que a audiencia pública marcada no senado,pelo senador Cesar Borges e a sen Rosalba, foi foi marcada antes deste evento em Juazeiro…poderia ter sido remarcada,não? O assunto era de igual teor e bastante importante, até mesmo porque na terra do sen Cesar Borges,Jequié, a dengue atacou com muito mais força que em qualquer outro lugar da Bahia. No mínimo, pouco interesse em debater o assunto,no senado.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos