abr
15
Postado em 15-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 15-04-2009 09:46

Deu no jornal

Em sua edição desta terça-feira (15) o Correio da Bahia publica:

“Entra em vigor nesta quarta-feira (15) a portabilidade da carência dos planos de saúde. A resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) só permite a troca de plano para usuários de planos particulares (familiares ou não), com contratos de mais de dois anos (ou três para usuários com doenças ou lesões preexistentes) e que estejam com as mensalidades em dia.

A regra não vale para usuários que tenham contratos firmados antes de 1999 e sejam beneficiários de planos coletivos (empresariais). De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), só 13% dos contratos dos planos de saúde poderão ser beneficiados pela nova regra, restrita inclusive à data de aniversário do contrato até o mês seguinte e a planos equivalentes ou de categoria inferior. Após a troca, o consumidor só poderá voltar a portar a carência (prazo estipulado pelas operadoras que restringem atendimentos ambulatoriais, consultas, exames e internações) após dois anos no novo contrato.

O Idec aconselha que os consumidores façam uma pesquisa antes de decidir pela mudança de plano. Nesta deve-se atentar para as condições da empresa, do serviço e do contrato, observando as regras de reajuste e de alteração de faixa etária. E o mais importante, que os usuários verifiquem se a operadora tem registro na ANS e está sob direção fiscal ou técnica (o que indica problemas administrativos ou financeiros”).

LEIA MAIS NO CORREIO DA BAHIA

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos