abr
09
Postado em 09-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 09-04-2009 12:48

Nesta quinta-feira da Semana Santa o Bahia em Pauta começa as atividades do dia com poesia, mas sempre com tudo a ver com informação e opinião, como é do jeito de ser deste site-blog. São alguns versos do poema “O Tocador de Atabaques”, de autoria do poeta fluminense Eduardo Alves da Costa, que o delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz (nascido em Salvador mas criado em Niteroi, declamou ontem, 08//04, antes de iniciar o seu polêmico (como sempre) depoimento na CPI dos Grampos, do Congresso.

Tem duplo valor, por servir como referência da estratégia de comportamento assumida pelo delegado que conduziu a Operação Satisagraha, e por homenagear um dos melhores e mais relegados poetas brasileiros, cujos versos vibravam no tempo da resistencia dos anos 79, principalmente na voz dos jovens dentros das universidades e nas grandes manifestações contra a intolerância e pela volta das liberdades democrática em um país amordaçado. Vale a pena lembrar o poema, e ler de novo a obra essencial de Eduardo da Costa, para não esquecer.
(Vitor Hugo Soares)

——————————————————————————————–
Eduardo da Costa

O TOCADOR DE ATABAQUE

Eduardo Alves da Costa

“”Querem meu verso de nariz para o ar, / equilibrando a esfera, / enquanto alguém bate com a varinha/ para me por no compasso. / Pedem-me que não seja violento/ e me mantenha equilibrado entre a forma e o fundo, / porque a platéia não deve sofrer emoções fortes”… Mas eu, nascido num tempo de sussurros, / tenho a voz contundente / e por mais que me esforce / não sirvo para cantar no coro ”…

…“Sei apenas tocar atabaques… Assim, me perdoem os amantes e os arquitetos dos labirintos./ Que as senhoras se protejam com o xale/ e os corações delicados se encostem na parede para fugir ás correntes de ar/ Bato no atabaque / até estourar os tímpanos fracos/ e chamo num grito de gozo as almas bravias/ para dançarmos juntos, mordidos pelas mentiras do mundo/ com os nervos envenenados/ e a jugular aos pinotes””…

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos