abr
08
Postado em 08-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 08-04-2009 08:21

Parreirais do Vale/Imagem Vinho Brasileiro(site)

Grazzi Brito, de Petrolina (PE), para Bahia em Pauta

Depois de terem apresentado na Universidade de Harvard (EUA) um estudo sobre a produção de vinho no Vale do São Francisco, os professores Marcos Fava Neves e Luciano Thomé e Castro, da Universidade de São Paulo, visitaram Petrolina(PE) nos dias 06 e 07 de abril. Em sua 49ª edição, o seminário norte-americano é um dos mais importantes do planeta no ramo do agronegócio. Os estudos publicados nele são debatidos por formadores de opinião em todo o mundo

Os professores coordenam o Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis
(PINS), fruto de convênio firmado entre a Codevasf e a USP através do
Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa). O PNIS envolve estudos com 12 cadeias produtivas para o Vale do São Francisco (Juazeiro (BA) e Petrolina formam um dos principais polos de produção de vinho no País atualmente) ,que incluem análise completa de mercado, detalhamento de custos de produção agrícola, custos para indústria de transformação e logísticos.

Harvard – O evento no campus da Harvard em Boston foi realizado entre 11 e 14 de janeiro deste ano e serviu para que os pesquisadores destacassem a importância do Vale do São Francisco no desenvolvimento de novos modelos de agronegócios no Brasil usando como referência a produção de vinho da Vinibrasil, indústria vinícola instalada em Lagoa Grande (PE) – a 50 km de Petrolina –, e detentora de quatro marcas de vinho fabricado na região, exportado para diversas partes do mundo.

A versão 2009 do “Agribusiness Seminar” discutiu a rapidez das inovações
na indústria do agronegócio tendo em vista, entre outros parâmetros, as
economias emergentes, as mudanças de preferência dos consumidores e os
avanços tecnológicos no setor agroindustrial.

Grazzi Brito, jornalista, mora em Juazeiro (BA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos