abr
07
Postado em 07-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 07-04-2009 08:53

Os ex-Beatles no Radio City Hall

Com sons sobre questões espirituais e nostagia dos anos 60, segundo The New York Times, os ex-beatles Paul McCartney e Ringo Starr cantaram para uma platéia de 6 mil pessoas no Radio City Music Hall, em Nova Iorque, no último sábado, durante o show beneficente “Change Begins Within” (Mudança começa por dentro), promovido pela Fundação David Lynch, que ensina meditação transcendental para um milhão de crianças em todo o mundo.

No repertório, destaque para a raríssima “Cosmically Conscious” (“Come and be cosmically conscious, cosmically conscious with me/It’s such a joy joy”– “Venha e seja cosmicamente consciente comigo/ isto é uma intensa alegria…), de Paul McCartney, composta em 1968, durante viagem à Índia para aprender a técnica da meditação transcendental, informou o jornal americano. Não faltaram homenagens aos ex-beatles já falecidos, “My Sweet Lord”, de Harisson, e “Here Today”, elegia de McCartney a Lenon.

NYT também lembrou que esta não foi a primeira vez que dois ex-beatles foram ao palco juntos. Jorge Harisson (morto em 2001) e Starr realizaram, em 1971, o “Concerto para Bangladesh”, no Madison Square Garden, e McCartney e Starr prestaram homenagem póstuma a Harisson, em 2002, no “Concerto para George”, na ”London’s Royal Albert Hall”.

A religião e a filosofia indiana são temas recorrentes na obra dos Beatles. Em 1968, Jorge Harisson esteve na Índia, onde estudou citara com Ravi Shankar, músico que tocou no lendário Festival de Woodstock, em 1969. Saudações a Krishina aparecem na composição “My Sweet Lord” (“Meu Doce Senhor”), de Harisson, e a própria “Imagine”, de Lenon, prenuncia uma nova Era com base em valores do hinduismo, cuja bíblia o Mahabarata, era conhecida pelos quatro músicos de Liverpool.

( Rosane Santana, jornalista. de Boston (EUA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos