abr
04
Postado em 04-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 04-04-2009 09:45

Imigrante conforta sobrevivente (de branco)

A jornalista Rosane Santana escreve para o Bahia em Pauta sobre o massacre de ontem, em Binghamton, cidadezinha americana próxima a Nova Iorque, onde um homem invadiu armado um centro de apoio a imigrantes e matou 13 pessoas, matando-se em seguida com um tiro na cabeça:

—————————————–

Boston (EUA) – Ganhou destaque de primeira página na edição dos principais jornais dos Estados Unidos deste sábado, 04 de abril, a tragédia de Binghamton, pequena cidade de 43 mil habitantes, a 280 quilômetros de Nova Iorque, onde um homem identificado como sendo o vietnamita Jiverly Wong, 42, armado com um rifle, invadiu a American Civic Association, organização de apoio a imigrantes, e matou 13 pessoas, suicidando-se em seguida.

Segundo The New York Times, foi o pior assassinato em massa ocorrido no pais desde 16 de abril de 2007, quando o estudante Seung-Hui Cho matou 32 pessoas em um dormitório da Virginia Teck University, na cidade de Blacksburg, estado da Virginia – considerado o maior episódio do gênero da história moderna dos Estados Unidos, diz NYT. O jornal ressalta que, no último mês, 25 pessoas, incluindo 2 atiradores, foram mortas violetamente em fatos semelhantes ocorridos em Norte Carolina, Califórnia e Alabama

The New York Times informou também que duas pistolas e um pequeno saco contendo munição foram encontrados junto com o corpo de Wong, que vivia próximo a localidade de Johnson City, levando a policia a acreditar que o crime foi premeditado, por razões que são ainda desconhecidas. O atirador possuía licença para porte de arma concedida pelo Estado de Nova Iorque, tendo registrados dois rifles Beretta de calibres 45 e 9 milimetros, respectivamente. Ele se dirigiu ate o local do crime com o carro do pai dele, com o qual fez barricada na saída dos fundos da instituição, impedindo que as vítimas fugissem.

O Governador do Estado Nova Iorque, David A. Paterson, o vice-presidente Joseph Biden e o presidente Barack Obama, que está na Europa, expressaram condolencias as famílias das vítimas, de acordo com o jornal. Ainda segundo o NYT, Bidem defendeu a busca de soluções para prevenir esse tipo de acontecimento, cada vez mais freqüente, classificado por ele como de “violência terrível”.

Em Binghamton está parte do campus da Universidade Estadual de Nova Iorque e sua população é composta de 80% de brancos e cerca de 10% negros, com pequenas percentagens de imigrantes asiáticos e latinos, informa NYT.

Rosane Santana, jornalista, mora em Boston

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos