abr
01
Postado em 01-04-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 01-04-2009 10:51

Preso em Guantanamo

OPINIÃO / GUATANAMO

INCÓGNITAS DE UMA PRISÃO

*Rosane Santana

“A administração de Barack Obama terá que decidir imediatamente sobre o destino de 17 chineses presos em Guatanamo, segundo informa a edição do The New York Times desta quarta-feira, 1º de abril. Se são inocentes ou perigosos terroristas. Diz o jornal que uma revisão detalhada de milhares de páginas de documentos oficiais sugerem que respostas definitivas sobre quem são eles realmente são dificeis de encontrar.

Pressionado por organismos internacionais de Direitos Humanos, o presidente Barack Obama anunciou, logo após a posse, o fechamento de Guatanamo, com um discurso em que propunha um realinhamento na “Guerra contra o Terror”, de George Bush, ao condenar abertamente a prática de tortura contra suspeitos de terrorismo em território americano, embora corram notícias de que a situação tenha se agravado naquele presídio.

Entre o anúncio e o fechamento, há um longo caminho a percorrer e, possivelmente, o prazo de um ano dado pelo presidente não poderá ser cumprido.

The New York Times ressalta: o fechamento de Guatanamo depende de outros países aceitarem 241 detentos remanescentes do local. O assunto deverá ser tratado na viagem que Obama faz à Europa.

Internamente, como era previsto, o presidente enfrenta resistência de familiares de vítimas do 11 de Setembro, republicanos, militares e outros grupos que não desejam ver esses detentos transferidos para prisões em território americano, de maneira que o assunto suscita paixões, medo e revolta no país.

Se americanos não querem esses detentos em seu território, qual pais se habilitará?

Semana que vem, a questão sera debatida na Universidade de Harvard, pelos advogados Steve Oleskey e Sabin Willet, de Boston, consultores em muitos casos de Guatanamo. Vão falar sobre condições de vida, tortura, detenção e habeas corpus.

Bahia em Pauta vai conferir.

Rosane Santana, jornalista, mora em Boston (EUA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos