mar
28
Postado em 28-03-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 28-03-2009 10:25

No magnífico balneário de Viña del Mar, costa chilena do Pacífico, Chefes de Estado e representantes de governo alinhados com políticos de centro-esquerda, entre eles o presidente Luis Inácio Lula da Silva, se reúnem neste sábado (28) na chamada Cúpula de Líderes Progressistas. Na pauta do encontro, do qual participa também o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, pontuam reivindicações por mais atenção às mudanças climáticas e questões sociais em meio à crise econômica mundial.
Assessores da presidente do Chile, Michelle Bachelet, anfitriã do encontro dos chefes de governo, revelaram ontem, na abertura da cúpula, que a sugestão de inserir estes temas na pauta da cúpula de Viña del Mar – que acontece há apenas uma semana do encontro dos chefes de Estado do G20 – pariu dos governos do Chile, Brasil, Argentina e Uruguai.
“Esperamos que esta reunião ajude a colocar o tema social e as mudanças climáticas no centro do debate sobre a crise internacional”, disse à BBC Brasil, Francisco José Diaz, assessor de Michelle Bachelet. Ainda segundo a BBC-Brasil, fontes ligadas ao Palácio de La Moneda afirmaram que a declaração final do encontro – cujo lema é “Uma resposta progressista à crise global” – deverá enfatizar também o repúdio ao protecionismo e a defesa de reformas e da ampliação da regulamentação sobre o mercado financeiro.

“(A declaração final mostrará que) não se trata de qualquer recuperação (econômica). Tem que ser verde, com empregos e políticas sociais”, disse uma fonte do governo chileno. A expectativa é que o encontro represente uma “declaração política” do grupo poucos dias antes da reunião do G20, no dia 2 de abril, em Londres. Esta é a primeira vez que a chamada Rede de Líderes Progressistas, criada em 1999, se reúne em um país da América Latina. Além de Lula, Biden e Brown, participam da cúpula no Chile a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, entre outros.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Março 2009
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031