mar
19
Postado em 19-03-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 19-03-2009 23:22

Só agrados para Ciro Gomes

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, “mãe do PAC”, não pára. Nesta quinta-feira (19), em visita ao Ceará, ela dividiu o seu tempo e atenção inaugurando obras de infra-estrutura (trechos 2 e 3 do Eixão da Integração) ,dirigindor agrados ao deputado e ex-governador Ciro Gomes(PSB) – o que reforça apostas no cearense como vice na chapa presidencial encabeçada por Dilma em 2010 – e a ouvir as queixas do ministro da Integração, Geddel Vieira Lima (PMDB), inconformado com a possibilidade da perda da Infraero pela Bahia.

Motivo do desassossego do ministro Geddel: o baiano Sergio Gaudenzi, indicado pelo PSB de Pernambuco, deixou a presidência do órgão no final do ano passado, por não concordar com o projeto de privatização dos aeroportos, anunciado pelo ministro Nelson Jobim (PMDB), da Defesa. Há fortes sinais no ar, há dias, de que o comando do importante órgão encarregados da administração dos aeroportos estaria prestes a voar para longe do estado, com a saída de Gaudenzi. Em Fortaleza, hoje, Geddel expressou à ministra Dilma, que é “inaceitável” para a Bahia a perda do Infraero.

A ministra-chefe da casa Civil e voz poderosa aos ouvidos do presidente Lula, porém, só tinha olhos e agrados para o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Em discursos assinalou que Ciro foi um dos principais apoiadores do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ciro foi ministro da Integração Nacional (cargo atualmente ocupado pelo baiano Geddel) durante dois anos, mas renunciou ao cargo para concorrer à vaga na Câmara. Hoje, é um dos nomes cotados para entrar na disputa pelo Palácio do Planalto, em 2010, como candidato a presidente dos socialistas, ou vice na chapa petista de Dilma, a preferencial de Lula.

No município de Macaxu, onde inaugurou trechos do Eixão da Integração, projeto que visa garantir o abastecimento de água no Ceará e promete beneficiar cerca de quatro milhões de pessoas, Dilma Roussef ainda guardava elogios para Ciro. Segundo a ministra, se hoje o governador Cid Gomes (PSB) – irmão de Ciro – está inaugurando a obra, parte dos méritos é do deputado federal. “Ele foi o responsável por uma das maiores obras estratégicas para o Nordeste”, disse, referindo-se ao projeto de interligação das bacias, que promete levar água do São Francisco para o Ceará, idéia do presidente Lula que tira o sono de muitos ribeirinhos na Bahia, e de muita gente de peso contrária à idéia , a exemplo do bispo da diocese de Barra, dom Flávio Cappio.
“Política é o cão”, dizem os mineiros. Com razão.

Por: Vitor Hugo Soares

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Março 2009
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031