mar
16
Postado em 16-03-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 16-03-2009 20:57

Império dos sanfoneiros

Separadas apenas pelo Rio São Francisco, mas interligadas há décadas pela majestosa ponte Presidente Dutra, as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, superam antigas rivalidades para abrigar o I Festival Internacional de Sanfona, que começa nesta segunda-feira (16/03) e vai até sábado (21) . O evento coloca a sanfona da paixão dos nordestinos em destaque, através da participação dos maiores instrumentistas do gênero em atividade no Brasil e no mundo.

Na realidade, o único músico que permite ao encontro a denominação de internacional é o mestre italiano do acordeom, Mirco Patarini, que nesta terça-feira (17), abre oficialmente o festival , às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, com um concerto solo. Mas Patarini sozinho vale por muitos dos músicos estrangeiros de sua categoria há muito tempo. Aos 18 anos sagrou-se campeão do Troféu Mundial do Acordeon, em La Caoux-de-Fonds, na Suíça. Ultimamente apresenta-se em vários palcos do planeta, enquanto preside o Conselho da Confederação Internacional de Acordeonistas.

A representação nacional, no entanto, não poderia ser mais completa e expressiva. Os maiores nomes da sanfona do Nordeste ao Rio Grande do Sul, passando por outras regiões do País, já estão em Juazeiro e Petrolina, para o maior evento do gênero já realizado no Brasil e que seguramente deixaria orgulhosos Luiz Gonzaga e Sivuca, principais homenageados do festival.

Participam músicos de referência como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Renato Borghetti, Cicinho de Assis, Raimundinho do Acordeom, Joquinha Gonzaga (sobrinho de Gonzagão e único sanfoneiro da família ), Orquestra Sanfônica de Aracajú e a cantora Elba Ramalho, entre muitos outros.

Presença especial ainda é a de Targino Gondim, que vive em Juazeiro, curador do festival e responsável pela recepção a todos os sanfoneiros citados e dezenas de outros esperados para a grande festa da sanfona. O ponto alto do evento, segundo seus organizadores, são os grandes shows e a gravação de um DVD ao vivo de Gondim. A gravação ocorre no dia 19, quinta-feira, no Centro de Cultura João Gilberto, enquanto os shows estão marcados para os dias seguintes (sexta e sábado) na nova orla de Juazeiro. Haverá ainda , durante a semana, exposições e oficinas práticas de sanfona. Imperdível: o Bahia em Pauta vai acompanhar tudo de perto.

A dona da semana

(Por: Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Março 2009
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031