mar
05
Postado em 05-03-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 05-03-2009 21:30

Rosane Santana

Manchete do The Boston Globe, um dos principais jornais americanos, desta quinta-feira: Cities Cutting Police Work (Cidades cortam trabalho da polícia). Profundos cortes no orçamento público, em função da crise econômica nos Estados Unidos, estão obrigando os departamentos de policia de Massachusetts a simplesmente eliminarem unidades de combate a gangs, detetives profissionais, rondas diarias e outros servicos prestados a comunidade.

Massachusetts é um dos principais estados do país, berco da Revolução de 1776, que tornou os EUA independente da Gra Bretanha. É considerado a Atenas do mundo contemporâneo, pois nele existem mais de uma centena de universidades, entre elas, as melhores do mundo. Boston, sua capital, é banker da intelectualidade americana e recebe anualmente milhares de estudantes e pesquisadores de todo o mundo.
Aqui, um dos aspectos que mais chamam a atencão é o policiamento ostensivo nas ruas e a rapidez com que a polícia aparece (em grande número sempre), quando acionada ou não, para resolver assuntos os mais triviais, como brigas de familia, abusos contra idosos, crianças e mulheres, orientacão sobre endereços, recolhimento de pedestres em temperaturas abaixo de zero, ordenamento do trânsito, segurança de escolas etc., sem falar no serviço mais pesado de combate a criminalidade.

Isso, naturalmente, dá tranquilidade ao cidadão comum, e faz do espaço público um ambiente quase tranquilo, salvo um incidente ou outro. Clima bem diferente, por exemplo, das ruas de qualquer grande cidade brasileira, onde ja não se caminha com tranquilidade nem mesmo um quarteirão. As noticias de corte nos serviços de policiamento são preocupantes, pois devem refletir em um aumento de violencia, risco que a própria crise, pelas dificuldades financeiras que impõe aos cidadãos, traz embutido, independentemente da Seguranca Publica.

Rosane Santana é jornalista e mora em Boston (EUA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Março 2009
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031