mar
01
Postado em 01-03-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 01-03-2009 01:17

A Navii, do jornalista Arthur Andrade, acaba de tirar do forno, com aquele inigualável sabor de pão quentinho, um levantamento com os dados mais atualizados – e em alguns casos surpreendentes – do Carnaval 2009 em Salvador.Trabalho de luxo, para ser lido, curtido e analisado por quem gosta de carnaval e, principalmente, por quem vive a folia baiana ou sobrevive dela. Um presente da Navii e a equipe de bambas de Arthur, que Bahia em Pauta compartilha com seus leitores (Vitor Hugo Soares, editor).

   ————————————————————————————

  “O músico Carlinhos Brown destrona Ivete Sangalo no índice de exposição nacional em TV do Carnaval de Salvador. Pela primeira vez, Carlinhos dispara para o primeiro posto na visibilidade em TV no país com 4h53min no ar  maior parte na Globo.  Desfilar e vencer  o Carnaval  do Rio pela Salgueiro ajudou catapultar o músico para o topo da mídia nacional.  Só o canal a cabo Globo News  fez especiais e várias entrevistas durante 3h20min com o músico do Candeal. Mas não apenas o desfile no Salgueiro transformou Brown em celebridade nas emissoras de TV. Suas performances mirabolantes e sua inquietação com modelos surrados  o transformam em peça diferenciada no rol de modelos pasteurizados. Daí o interesse de produtores e consumidores dessa fábrica de celebridades de vida curta.  No ranking de visibilidade em TV local, Carlinhos fica em segundo lugar,  atrás de Ivete, a poderosa  do pedaço há mais de três carnavais.

 Disputa com Ivete

 Das pouco mais de 200 horas de transmissão pesquisadas em oito emissoras locais de TV ( Bahia, Band, Itapoan, Aratu, Educativa, Salvador, Globo News e Record News) entre quinta-feira, 19 e quarta, 25,  Ivete aparece com quase 8% do total.  São mais de 630 imagens sobre a artista em cerca de  16 horas de exposição . Estão computados performances ao vivo, entrevistas, reprises e breaks publicitários.  O tempo de Ivete é mais do total dedicado pela TV Itapoan ao Carnaval inteiro.  No item publicidade, Ivete virou a predileta de empresas e instituições públicas, com 2h20min de inserções no papel de garota propaganda. Fez campanhas para cerveja, tintura para cabelo, suco, motocicleta, eletrônico e até para a Polícia Militar e Voluntárias Sociais do governo do Estado. 

  O levantamento foi feito pela  Navii  Informação Inteligente, empresa de comunicação de Salvador que desenvolveu exclusivo sistema de pesquisa  Web e elabora  clipping especializado de TV, rádio e jornais para artistas, políticos, profissionais, empresas e instituições.  A empresa registrou imagens em alta definição de 138 artistas, bandas e blocos do Carnaval, no maior banco de dados do período.

 Chiclete é terceiro

  O Chiclete com Banana, em terceiro lugar em exposição na mídia local, ficou 10h24min no ar, seguido pelo Ilê Ayê (9h44)  Cheiro de Amor (9h36), Daniela Mercury (9h04) e Cláudia Leitte (9h01), as duas praticamente empatadas.  Em nível nacional, o bloco de Bell Marques ficou em quarta posição (3h11), atrás do Cheiro de Amor (3h21). Correndo por fora, a surpresa é a sambista Mariene de Castro,  18º no ranking local, com  cerca de 4 horas de imagens. Espaço até para “momento especial” na TV Bahia – e 33º no nacional. Mariene foi tema de abertura da programação do carnaval da TVE e destaque em várias inserções.  A TVE, aliás, outra surpresa,  transmitiu mais de 60 horas de Carnaval.

  Cláudia é destaque na web

  Num universo de quase duas mil matérias sobre a folia em Salvador, publicadas nos principais portais e blogs do país entre quinta, 19, e quarta, 25,  22,4% (443 matérias) citam Cláudia Leitte.  Estão excluídas matérias replicadas em centenas de outras fontes, com menos de 500 acessos por dia.  A cantora Daniela Mercury vem atrás de Cláudia com 13% do total de matérias na web. Ivete Sangalo, com 11,3%.

  Veja  ranking local de TV:

 1. Ivete Sangalo

 15:49:59

 2. Carlinhos Brown

 12:22:27

 3.  Chiclete

 10:24:37

 4.  lê Aiyê

 09:44:44

 5. Cheiro De Amor

 09:36:07

 6. Daniela Mercury

 09:04:52

 7. Cláudia Leitte

 08:59:57

  Ranking TV nacional TV

 Carlinhos

 04:53:22

 Ivete Sangalo

 04:09:14

 Cheiro De Amor

 03:21:10

 Chiclete

 03:11:55

 Cláudia Leitte

 03:03:43

  Quantidade de matérias nos principais portais e blogs de notícias com mais de 500 acessos diários

   Por: Arthur Andrade

 
Diretor de Conteúdo e Projetos – Navii (www.navii.com.br)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Março 2009
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031