fev
25
Postado em 25-02-2009
Arquivado em (Artigos) por bahiaempauta em 25-02-2009 13:49

 

Foto: Resgate dos feridos

O comentário do correspondente da Band News na Europa, Milton Blyn, talvez seja o que melhor sintetiza o acidente com um  avião Boeing das linhas aéreas estatais da Turquia, que caiu na Holanda na manhã desta quarta-feira(25): “aconteceu um milagre em Amsterdam”, disse o repórter, diante das primeiras informações do ministério do Interior do governo turco de que nenhum dos mais de 100 passageiros e tripulantes à bordo havia morrido no desastre. Notícias atualizadas pelo próprio Blyn revelam, no entanto, que há pelo menos 9 mortos e vários feridos no acidente de causas ainda descoonhecidas, mas ainda assim há um que de milagre -e perícia- no fato.

 O avião caiu bem próximo de uma autopista, nas imediações do aeroporto de Schiphol, o principal de Amsterdam, às 10h40, no horário local. O Boeing se partiu em três partes ao bater no solo, ao lado da pista de pouso. Seguiam a bordo 135 passageiros mais oito tripulantes, de acordo com os jornais turcos e holandeses – tendo pelo menos 50 pessoas saído totalmente ilesas e andando ou correndo para fora da área de risco.Os primeiros relatos no local, feitos pelo canal britânico Sky News, no entanto, davam conta  desde o início davam conta de pelo menos um morto e 20 feridos no acidente.A aeronave despencou numa área de campo aberto fora do perímetro do aeroporto.

O avião, um Boeing 737-800, saíra de Istambul às primeiras horas da manhã , com destino ao principal aeroporto da capital holandesa, onde todo o tráfico aéreo foi suspenso. O especialista em aviação Philip Butterworth-Hayes, da Jane’s World Airlines, ouvido pelo canal britânico Sky News, sublinhou que este tipo de aeronave “tem um fantástico registro de segurança”: “É uma nova geração de 737, com novos motores, feito em três partes: zona central, frente e cauda”, explicou, avaliando que as imagens já vistas mostravam que “o avião não partira antes de cair” e que “o piloto deve ter mantido o controlo mesmo até ao momento da aterragem”.
Pelo visto, é difícil duvidar, como expressavam alguns passageiros e especialistas em salvamentos em desastres, de que “uma mão milagrosa esteve em Amsterdam na manhã de hoje”.

 Por Vitor Hugo Soares, com ajuda de jornais, emissoras de Radio, agências de notícias e sites europeus.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2009
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    232425262728